Decano na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Hugo (de bigode) ingressa no PSD. Foto: Reprodução/Instagram.

O Progressistas (PP) do Ceará, que busca se firmar como uma das principais forças partidárias no Estado, perdeu mais dois representantes na Assembleia Legislativa. Depois da desfiliação do Apóstolo Luiz Henrique, que migrou para o Republicanos, agora foi a vez de Lucílvio Girão e Fernando Hugo, que deixam a agremiação e ingressam no PSD.

O PP, porém, que tem na figura do deputado estadual Zezinho Albuquerque (ainda no PDT), sua principal liderança no Ceará, está dialogando com outros quadros e pretende filiar, além do próprio Zezinho, outros nomes, inclusive João Jaime, cujo nome era apontado para ir para o União Brasil, sucessor do DEM e do PSL.

Nos últimos meses o comando do PP conversava com os também deputados estaduais Audic Mota (PSB) e Manoel Duca (PDT), mas este não definiu qual rumo deve tomar até o próximo sábado (02), enquanto Audic está acertando com o deputado federal Capitão Wagner, presidente estadual do União Brasil. No encontro do governador Camilo com deputados, nesta segunda-feira (28), alguns destes já davam como certa a filiação de Audic ao União Brasil.

O PP, que tinha cinco representantes na Casa Legislativa estadual, atualmente está apenas com Bruno Pedrosa e Leonardo Pinheiro. Já na Câmara Federal, o PP é representado por AJ Albuquerque, presidente da sigla e filho de Zezinho Albuquerque.

Com essa formatação atual, o partido se enfraquece para a disputa eleitoral, mas deve buscar reverter a situação nos próximos dias. A “janela partidária”, que permite saída de pretensos candidatos de seus partidos sem infringir a fidelidade partidária, segue até o próximo sábado, 2 de abril. Um nome da Casa que também pode se filiar ao Progressistas é o pedetista Oriel Nunes Filho.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente do PSD, o ex-vice-governador Domingos Filho, publicou em suas redes sociais a filiação do deputado Lucílvio Girão. “Quero dar as boas vindas ao deputado estadual, Dr. Lucílvio Girão, ao nosso partido. O PSD está de braços abertos para receber esse médico e experiente político, que atua com honradez dedicação à medicina e à vida parlamentar”, escreveu.

Domingos Filho também deu as boas vindas ao deputado estadual Fernando Hugo: “Satisfação de receber no PSD a filiação do meu velho e querido amigo, Fernando Hugo Colares. Deputado decano da Assembleia Legislativa do Ceará”.

Lucílvio e Fernando Hugo se somam à Érika Amorin (PSD), única representante da agremiação na Assembleia Legislativa, até então. Recentemente, o partido também filiou o deputado federal Célio Studart, parlamentar cearense eleito em 2018 com a segunda maior votação para a Câmara Federal.

Escapar

“Essa ‘janela’ é um portão para escapar e eu sigo a rota da maioria e vou para um partido que não é maior nem menor que A ou B, mas alberga em mim a esperança de que em outubro eu possa ser reeleito, da forma que eu não conseguiria se estivesse filiado no PP”, afirmou Fernando Hugo, confirmando encontro com Domingos Filho e filiação à legenda.

Nas últimas semanas, Hugo era um dos entusiastas de uma eventual entrada de Zezinho Albuquerque no PP, inclusive, enaltecendo a possibilidade de o colega ser um candidato ao Governo do Estado.