Governador fala durante lançamento do Programa de Prevenção e Redução da Violência. Foto: Reprodução/Instagram.

O governador Camilo Santana subiu o tom contra o deputado federal Capitão Wagner (PROS), pretenso candidato ao Governo do Estado no pleito deste ano.  Durante o lançamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o chefe do Executivo foi questionado sobre as críticas da oposição da área de Segurança e afirmou que o deputado opositor foi responsável direto pela realização de dois motins realizados no Estado nos anos de 2011 e 2020.

“Queria saber qual é a sugestão dele para a Segurança Pública? Algum de vocês sabe? A única contribuição que ele deu, ao longo desse tempo, para a segurança, foi fazer dois motins que prejudicaram a população do Ceará. Se vocês, repórteres, disserem uma sugestão, uma, que ele deu para a segurança pública…. Ninguém sabe”, apontou Camilo Santana.

Ex-capitão da Polícia Militar, Wagner ascendeu politicamente durante as manifestações de PMs no fim de 2011 e início de 2012. Na ocasião, ele era suplente de deputado estadual e assumiu a vaga durante quatro meses na licença concedida pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB).

Cerca de uma década depois, já como deputado federal, ele diz que tentou intermediar uma nova paralisação da categoria, denominada de “motim” e é acusado pelos governistas como um dos responsáveis pelo movimento.

Camilo Santana, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (10), afirmou que a oposição deveria deixar a retórica de lado e buscar ajudar na área em que se diz especialista. “Ao invés de estarem fazendo apenas a retórica, poderiam estar ajudando a construir nessa área que ele diz ser um especialista. Qual a contribuição que ele tem dado nessa área como parlamentar? Não vou entrar no debate dele. A política se faz de forma coletiva, dialogando, contribuindo e é isso que estamos fazendo aqui”, apontou.

O chefe do Poder Executivo afirmou, ainda, durante pronunciamento, que o Ceará é o Estado que mais investiu na área de Segurança Pública. Segundo ele, o desafio na área é enorme, mas não é possível admitir discurso fácil para resolução do problema. “É um desafio enorme. Estamos agarrados 24 horas com o problema, mas não podemos admitir um discurso fácil e achando que vai resolver o problema com um passe de mágica, não vai. A solução se constrói com ações efetivas, como estamos procurando fazer coletivamente aqui no Estado do Ceará”, disse o governador.