A Mesa da solenidade foi composta pelo Vereador Lúcio Bruno (PDT); pelo superintendente da Receita Federal no Ceará, Marcílio Gomes e pelo segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Guilherme Sampaio. Foto: Reprodução/ CmFor

Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última quarta-feira (9), Sessão Solene para a outorga de Título de Cidadã Honorária de Fortaleza à vereadora Francisca das Chagas Silva de Souza, a Tia Francisca.

A homenagem foi oriunda do decreto legislativo 953/2021, de autoria do vereador Lúcio Bruno (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT). A Mesa Solene foi composta pelo Vereador Lúcio Bruno (PDT); pelo superintendente da Receita Federal no Ceará, Marcílio Gomes e pelo segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Guilherme Sampaio (PT).

Em sua saudação a homenageada e aos presentes, o vereador Lúcio Bruno destacou que conhece o trabalho da Tia Francisca há muitos anos.

”Sou testemunha do carinho e amor que ela tem para com esse povo no Parque São José. Vemos esse plenário cheio de pessoas gratas a seu trabalho. Nunca vi a senhora reclamar de nada. A senhora sempre diz que Deus há de ajudar. Esse título que a senhora está recebendo hoje, proposto por mim, mas aprovado por unanimidade é um reconhecimento tardio de tudo que a senhora fez e faz. Eu me sinto muito honrado e grato a Deus de ver a senhora sentada aqui sendo vereadora. É merecido e ainda mais eu poder ser vereador ao seu lado. A senhora é nossa mãezona! Estou muito feliz de ter oportunidade de estar aqui prestando essa homenagem e grato por todo carinho que a senhora teve por mim todos esses anos. Obrigado de coração!” pontuou.

Em seguida a Banda Vida Nova da ABEMCE, apresentou a música amigos para sempre. Após receber o Título de Cidadã, Tia Francisca disse que o carinho que recebe é vida e alimento.

”Quero agradecer a Deus pelo dom da vida. Estou aqui com minha família, meus filhos, netos, genros, noras, e também diretoras, coordenadores, colaboradores e tenho meus amigos rotarianos, meus amigos pastores e tantos outros. Quero agradecer o carinho de todos vocês e dizer que vender bolinho de goma é a coisa mais gostosa, foi assim que criei meus filhos, meus irmãos. Quero agradecer essa Casa pelo acolhimento. A cada vereador meu abraço, meu carinho e meu amor! Amo todos vocês! Minha companheira de partido, a vereadora Ana do Aracapé tambem meu abraço”, afirmou.

Disse ser vereadora de Fortaleza representando as crianças, as famílias. Ela agradeceu ao presidente Antônio Henrique e todos os 43 vereadores pela homenagem.

”Todos que fazem essa Casa fazem um trabalho impecável, assessoria nem se fala. Essa é a terceira vez que estou aqui, a primeira homenagem foi pelo presidente Antônio Henrique, a segunda pelo Gadelha e hoje pelo vereador Lúcio Bruno. Dizer que hoje eu entrego esse presente a Deus, pois quem me deu essa cadeira de vereadora foi Deus. As pessoas que me ajudaram e me patrocinaram meu sincero agradecimento. Quero destacar uma pessoa que me ajudou quando ninguém acreditava em mim. O João Marcelo. Também o deputado Evandro Leitão e meus amigos do PL, a vereadora Ana Aracapé e o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves que me convidaram a entrar no partido. Deus derrame as graças em todos vocês em nome de Jesus, que toda honra e toda glória seja dada por ele”, concluiu.

O presidente Antônio Henrique parabenizou o vereador Lúcio Bruno pela iniciativa de apresentar o projeto para conceder a homenagem à Tia Francisca e os 43 vereadores que aprovaram, pois representam nossa cidade.

”Então, no momento que a Câmara Municipal aprova uma propositura como essa, estamos aprovando em nome de toda essa população. Quero parabenizar minha amiga, minha colega Tia Francisca. Essa homenagem é mais do que justa. Hoje a senhora que veio do Piauí aos 6 anos e aqui construiu sua família, sua história recebe esse reconhecimento. Na minha reeleição tive apoio da Tia Francisca em 2012 e em 2016 ela lançou sua filha Mariane e infelizmente não foi daquela vez, mas os planos de Deus era que 2020 a Tia Francisca vencesse. Sempre fizemos um trabalho de harmonia em nossas campanhas. Sou grato a Deus por estar aqui ao lado da Tia Francisca. É o reconhecimento dessa Casa a alguém que tem serviços prestados à cidade. A senhora antes de ser vereadora já trabalhou muito e agora mais ainda, seu trabalho social não parou. Parabéns, e sua responsabilidade aumentou. Vamos continuar trabalhando,” concluiu.

Falou também o vereador Guilherme Sampaio (PT), que afirmou que todos os vereadores subscreveram o projeto. ”Não queria que vocês saíssem daqui sem saber quanto ela é importante para nós. É um orgulho tê-la aqui. Precisamos de mais amor na política. Ela não mudou uma vírgula na trajetória dela e isso é precioso”, frisou.

A vereadora Ana Aracapé (PL) lembrou o momento que esteve na cada da Tia Francisca junto com o Bruno Gonçalves para convidá-la para ser candidata a vereadora. ”Me sinto muito feliz de hoje estarmos juntas nessa Casa. A senhora nunca vai mudar pois é sua essência, sua humildade é marcante. Mulher humilde, guerreira que venceu. Parabéns minha companheira e que Deus ilumine e te abençoe!”

O vereador Luciano Girão (PP) disse ser um prazer participar da homenagem. ”Queria resumir em poucas palavras o nosso sentimento. Todos nós te amamos Tia Francisca! O primeiro discurso dela parou a casa, foi emocionante. É uma verdadeira mãezona. Estou lisonjeado de estar nessa legislatura ao seu lado. Não vi uma sessão solene que colocasse tanta gente, e isso é prova de sua trajetória de vida. Quem planta o bem colhe o bem!”, concluiu.

Perfil 

Francisca das Chagas Silva de Souza nasceu em 1957, filha da doméstica Maria das Neves e do carpinteiro João Batista. A segunda filha de 12 irmãos, criada até os 6 anos no município de Parnaíba, no Piauí. Veio para Fortaleza ainda menina, onde vendia bolinho de goma, para ajudar os pais com a sobrevivência e a criação dos irmãos. Gerou cinco filhos, Francisco José, Marice, Mariciana, Marciano e Mariane, num casamento duradouro de 50 anos, que hoje deixa saudade e as memórias de uma vida, após a morte do esposo, José, em 2020.

Entendendo a necessidade da comunidade onde morava, juntou alguns vizinhos e deu início a Escolinha de Assistência ao Menor Carente, no Parque São José, em 1975. De lá pra cá, foi muita luta. Tornou-se líder comunitária naturalmente, enquanto buscava por melhores condições de vida para a comunidade com a distribuição de alimentos, a construção de banheiros, a doação de filtros, redes, colchões, a construção de mutirão de casas e enfim, a fundação da Associação do Bem Estar Social do Ceará (ABEMCE), em 1988.

O seu trabalho social cresceu, tendo atendido ao longo dos anos mais de 10.000 pessoas pelo Programa de Jovem Aprendiz, além da escola e dos cursos culturais e profissionalizantes para crianças, adolescentes, jovens e as famílias deles. Atualmente, beneficia mais de 4.500 pessoas em Fortaleza, Campos Belo, Baturité, Caridade a Pindoretama, respectivamente. A decisão de sair candidata de última hora foi influenciada pela filha, Mariana, que saiu candidata a vereadora, em 2016, pelo mesmo motivo da mãe: o amor pelo social.

A periferia clama por atenção, por assistência, por bem-estar. As crianças precisavam de acompanhamento educacional e alimentar. Os jovens não podem ter tempo ocioso, afinal, a criminalidade a uma perigosa anfitriã. Dentro do atual cenário econômico e social que vivemos, as famílias ficariam desassistidas e o trabalho de uma vida teria mais dificuldade de sobreviver.

Foram poucos dias e muita sola de sapato e chinelo para gastar, junto a equipe e aos apoiadores, para fazer acontecer o que muitos acreditaram ser impossível, em um ano atípico e por não ter financiamento para custear a campanha.

As pessoas sentiam a seriedade e simplesmente vinham somar e espalhar a onda de amor pelo social em Fortaleza. 0 resultado veio: a vitória nas urnas. Eleita vereadora, diplomada e empossada, Tia Francisca defende a bandeira do trabalho social e da educação, fortalecendo e incentivando a ampliação das politicas públicas de assistência as minorias, visando a inclusão social e a emancipação dos direitos sociais dentro das comunidades de Fortaleza, iniciando pelo bairro em que mora, o Parque São José, bairro localizado em uma das regiões mais carentes de suporte assistencial, ocupando a 78° colocação no Índice de Desenvolvimento Humano de Fortaleza, conforme o IBGE de 2010. Como vereadora, Tia Francisca compõe a Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e a Frente Parlamentar de Habitação.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza