De acordo com Lúcio Bruno, o projeto não será só ”de forma prática, como também de forma teórica, através de estudos filosóficos sobre as modalidades”. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

Está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, apresentado pelo vereador Lúcio Bruno (PDT), o projeto de lei ordinária 180/2021, que institui o ensino de técnicas de defesa pessoal e artes marciais através da disciplina de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal.

Na justificativa da proposta, o autor apontou os benefícios das artes marciais na garantia do desenvolvimento motor, social e psicológico dos alunos.

”Pode-se dizer que crianças que praticam artes marciais adquirem inúmeros benefícios de imediatos na saúde e aptidão física, melhorando a condição cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade e composição corporal prevenindo males pertinentes na infância e adolescência”, destacou o parlamentar.

As lutas, conforme o vereador Lúcio, também proporcionam aos alunos oportunidades de desenvolvimento auto perceptivo quando utilizado como instrumento de aprendizagem, disciplina, respeito e colocam dificuldades motoras e psicológicas que ajudam a solucionar problemas do dia-a-dia.

”O nosso projeto de lei tem o objetivo de promover o ensino de artes marciais nas escolas do município de Fortaleza. Não só de forma prática, como também de forma teórica, através de estudos filosóficos sobre as modalidades. Acredito muito que a escola seja o ambiente mais propício para trabalhar a saúde e a disciplina do nossos jovens”, ressaltou o parlamentar.

A proposição encontra-se na Comissão de Educação aguardando a apreciação do relator. Caso o parecer seja aprovado na Comissão, a matéria será encaminhada para votação em Plenário. Passando pela aprovação dos vereadores, o projeto então é enviado para a sanção ou veto, publicação e execução do governo municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.