Previstas participações de Cármen Lúcia, Maria Cláudia Bucchianeri, Renata Gil Videira, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Foto: TSE.

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), promove o 1º Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais nesta quarta-feira (9), às 10h.

O evento virtual contará com a participação de ministras, desembargadoras e juízas de todo o país para debater questões femininas no campo da Justiça Eleitoral.

A ideia é incentivar a troca de experiências entre as magistradas que atuam nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) com relação a temas como os desafios apresentados pelas candidaturas femininas fictícias, os gastos partidários e as campanhas eleitorais de mulheres, bem como o combate à violência política contra a mulher.

O encontro deve ajudar a identificar qual tem sido a orientação firmada pelas Cortes Eleitorais com relação aos assuntos debatidos, sob a ótica das mulheres que integram esses tribunais.

Durante o evento, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, será homenageado pela EJE/TSE e pela AMB, por meio de vídeo, pela atuação em defesa da valorização e do aumento da participação feminina nos espaços de poder público e político e pelas ações desenvolvidas pelo TSE referentes ao tema durante a sua gestão.

Diagnóstico

No final do encontro, será elaborado um diagnóstico sobre o entendimento dos TREs em relação aos temas a serem discutidos nas mesas, bem como a respeito das questões enfrentadas pelas magistradas na atividade jurisdicional.

Estão previstas no evento as participações da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, da ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri, da presidente da AMB, juíza Renata Gil Videira, do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e do vice-presidente, ministro Edson Fachin.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.