Doria, em 2021, foi eleito em votação de prévias internas para representar o PSDB na disputa presidencial de 2022. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta quarta-feira (09), iniciou destacando a crescente reação de filiados do PSDB contra a candidatura presidencial do governador de São Paulo, João Doria.

Na noite de terça-feira (08), um jantar de um grupo de tucanos na casa do ex-ministro Pimenta da Veiga, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi proposto avaliar cenários visando a disputa ao Planalto. Eles querem a desistência de Doria, ameaçando convocar o diretório nacional do partido para decidir sobre a negação de legenda para Doria disputar a Presidência da República.

Doria, na manhã desta quarta-feira (09), reagiu ao encontro e classificou como “jantar dos derrotados”. Ele está em tratativas para formação de uma Federação Partidária com o Cidadania.

Na sessão de terça-feira (08) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, foi aprovado o registro do União Brasil (União), nascido da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). O União Brasil, agora, tem a maior bancada na Câmara dos Deputados com 81 deputados, além de três senadores, três governadores e pouco mais de 500 prefeitos. A nova agremiação é caracterizada pelo número 44.

Em terras cearenses, não se sabe ainda qual o futuro do comando da sigla. O presidente nacional do extinto PSL, Luciano Bivar, deu carta branca para que o deputado federal Capitão Wagner seja o presidente estadual, ou seja, indo para a oposição ao governo estadual. Entretanto, os membros do extinto Democratas defendem que o partido seja presidido pelo empresário Chiquinho Feitosa, que, no momento, é um dos três senadores do Ceará, com a licença do titular, Tasso Jereissati (PSDB). Caso isto aconteça, o União permaneceria na base de apoio governista estadual.

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas), na sessão desta quarta-feira (09) da Assembleia Legislativa, relatou ter sofrido perseguições na redes sociais, após ter recebido o presidenciável Ciro Gomes (PDT) na sua Igreja em Messejana.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quarta-feira (09/02):