A solenidade foi presidida pelo autor da homenagem, o vereador Julierme Sena. Foto: André Lima/CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, na sexta-feira (4/2), para a entrega do título de cidadão de Fortaleza ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A concessão foi proposta pelo vereador Julierme Sena (PROS), primeiro-secretário da Mesa Diretora da CMFor, através do Decreto Legislativo 101/2021.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Julierme Sena disse ser “uma honra homenagear esse grande cidadão, nordestino arretado, o nobre ministro do turismo, valente, aguerrido, corajoso e de um talento incomparável, além do carisma contagiante”.

”Ele já era conhecido em nossa cidade pelo sucesso da Banda Brucelose. Esse talento na sanfona permitiu que ele percorresse todo país e assim viu de perto o tamanho, importância e o poder do nosso nordestino. Ele traz uma bagagem muito importante para o Ministério que ele ocupa, fazendo dele um grande entusiasta e de valorização do Nordeste”, afirmou o vereador.

O parlamentar frisou que nos últimos tempos o mundo tem vivido momento difíceis devido a pandemia, sendo o Turismo um dos setores mais atingidos.

”Fortaleza sentiu muito o impacto negativo, pois o turismo movimenta uma grande cadeia produtiva e vem tentando se superar. Sem dúvidas o ministro Gilson tem conduzido sua pasta para a recuperação econômica dessas atividades. Um dado importante de 2020 e 2021 o Ministério do Turismo liberou 10 milhões de reais para o município de Fortaleza para retomada do setor, principalmente para a concessão de crédito. Por esse e outros motivos que hoje estamos aqui concedendo esse título de cidadão pelos relevantes serviços prestados pelo ministro Gilson Machado à cidade de Fortaleza”, ressaltou.

Em seguida, a palavra foi concedida ao empresário Manuel Linhares, presidente da ABIH Nacional. Ele afirmou que o ministro Gilson é essa pessoa determinada, que vê a história e que sabe onde quer chegar. ”Somos amigos há bastante tempo e conheço sua história e sua luta. O turismo do Brasil vai ser contado em duas vertentes, antes de Bolsonaro e depois de Bolsonaro. Tive o prazer de acompanhar toda sua ascensão muito antes de ser ministro e agora sua responsabilidade aumenta muito para com Fortaleza com esse reconhecimento”, disse.

Após receber o Título de Cidadão de Fortaleza, Gilson Machado fez seus agradecimentos. ”É com muita gratidão que recebo esse título. Vereador Julierme você não sabe quanto estou orgulhoso em receber essa homenagem em minha casa, pois morei em Fortaleza por dois anos, e a Banda Brucelose tocou muito no Cajueiro Drinks e outros clubes daqui e do interior. Eu vim aqui representar o presidente Bolsonaro que está há três anos governando sem nenhuma acusação de corrupção, três anos sem mandar recurso para Venezuela, Cuba, África, pois o dinheiro agora fica no Brasil. Estamos investindo em infraestrutura. O porto do Recife fazia 18 anos que não era dragado, com o dinheiro que foi mandado pra Cuba daria para ter feito isso. Mas estamos vencendo o atraso. Essa pandemia se Deus quiser está no fim. E apesar da propaganda de alguns afirmando ser responsável pela redução dos casos, foi Bolsonaro que comprou 600 milhões de vacinas. Se não tivéssemos conduzido bem a pandemia não estaríamos aqui hoje”, pontuou.

A mesa solene contou com as presenças das seguintes autoridades: comandante da Força Nacional do Brasil, Coronel Aginaldo de Oliveira; Deputado estadual Delegado Cavalcante; deputado estadual Tony Brito; Secretário Municipal de Turismo, Alexandre Pereira; presidente do IPHAN, Larissa Peixoto. Participaram também os vereadores Carmelo Neto, Priscila Costa, Luciano Girão e Sargento Reginauro.

Perfil 

Gilson Machado Guimarães Neto, mais conhecido como Gilson Machado (ou Gilson Neto), nasceu em Recife (PE) em 12 de maio de 1968. É empresário e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC). Atualmente é Ministro do Turismo do Brasil, no governo de Jair Bolsonaro. Substituiu o antigo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL). Produtor rural, empresário, veterinário, músico e líder da banda Forró da Brucelose. Ele já foi presidente da EMBRATUR. Gilson Machado Neto, é sobrinho do deputado federal constituinte Gilson Machado Filho, já falecido.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.