Camilo Santana apresentou a mensagem governamental durante “live” realizada na tarde desta terça-feira (22). Foto: Reprodução/Facebook.

Durante “live” realizada na tarde desta terça-feira (22), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), assinou e enviou para a Assembleia Legislativa o projeto de Lei do Poder Executivo que versa sobre o reajuste de 33,34% do piso salarial dos profissionais de Educação do Ceará. De acordo com o chefe do Poder Executivo cerca de 51 mil servidores da área deverão ser beneficiados.

A matéria encaminhada para a Assembleia Legislativa deve ser analisada em tempo hábil, já nesta quarta-feira (23), visto o interesse dos parlamentares na pauta que beneficia aquela que é tida como a área mais relevante do atual Governo.

“Estou encaminhando hoje para a Assembleia Legislativa, para que eles aprovem o mais rápido possível. O piso é retroativo a janeiro para todos os profissionais da rede pública de ensino. São mais de 51 mil profissionais da educação beneficiados”, salientou.

Camilo anunciou o reajuste relativo ao piso do magistério no início do mês, e segundo ele, a proposta segue o que estipula a Lei Federal nº 11.738/2008. O reajuste vai beneficiar professores ativos, aposentados, pensionistas e temporários.

O acréscimo será dado na tabela de vencimentos e na atualização dos valores financeiros da PVR (Parcela Variável de Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – PVR-Fundeb).

Serão beneficiados em torno de 51 mil profissionais, incluindo professores ativos, inativos e temporários, com um investimento de R$ 279 milhões no ano de 2022. O estado do Ceará já tem regulamentado, em lei estadual, a aplicação do Piso, o que demonstra o compromisso do governo ao longo dos anos com a valorização da carreira docente.