Michel Lins é vereador de Fortaleza licenciado e preside o Cidadania na Capital. Foto: Reprodução/Youtube.

O Cidadania aprovou, há cerca de dez dias, a formação de uma Federação política com o PSDB em nível nacional e acredita que até o fim de maio próximo as duas legendas estarão unidas visando o pleito deste ano.

Para o vereador licenciado Michel Lins, presidente do Cidadania em Fortaleza, essa aglutinação das forças no Ceará permitirá que a legenda consiga eleger um nome para a Câmara Federal e até três para a Assembleia Legislativa.

A Federação com a sigla tucana foi aprovada pelo Cidadania no último dia 19, mas ainda não foi deliberada pelo PSDB. Na ocasião, a partir do presidente estadual do Cidadania no Ceará, Alexandre Pereira, tentou-se aprovar uma aliança com o PDT, visto a proximidade da legenda no Estado com o presidenciável Ciro Gomes. No entanto, a sigla pedetista não se inclinou favorável à medida. Por nove votos, não se obteve êxito com o pedido.

“Mas já foi vitorioso porque a repercussão foi muito grande. Passado esse momento, como somos grupo, a partir de agora é aguardar a conclusão da federação com o PSDB. Falta apenas que eles deliberem para vingar”, disse o dirigente.

Para Michel Lins, a Federação deve influenciar positivamente nas eleições do Ceará em 2022. “Vai influenciar, principalmente, na disputa estadual e federal, exatamente por garantir a união dos dois times. Na união dos partidos podemos ter um federal, e na estadual bater três ou quatro deputados. Falta apenas que o PSDB delibere”, disse.

No Ceará, a sigla tucana passa por um momento de dificuldades, podendo perder representação na Assembleia Legislativa. O deputado estadual tucano Nelinho já confirmou que vai se filiar ao MDB e disputará vaga de deputado federal. Fernanda Pessoa (PSDB) afirmou que vai para o União Brasil, sob o comando de Capitão Wagner (PROS). Deputado federal Danilo Forte (PSDB) também seguirá a mesma linha. E o senador Tasso Jereissati (PSDB) encerra o mandato início do próximo ano.