Proposta do deputado estadual Tony Brito. Foto: Bruna Quevedo/Sesc-SP.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) recebe a proposta de criação do Programa Escola Arretada, que prevê abrir instituições públicas de ensino nos finais de semana, para agregar, práticas esportivas, aprendizado e cultura.

De acordo com projeto de Indicação 07/2022, de autoria do deputado estadual Tony Brito (Pros), a ideia contempla a abertura dos espaços das escolas estaduais aos finais de semana e feriados, concedido mediante projetos sociais apresentados e aprovados pelo responsável da unidade de ensino.

Conforme o autor da  proposta, os projetos sociais devem ter finalidades esportivas, de lazer, de cultura e de educação tais como: idiomas, informática, saúde, trabalho, renda, escolas de esportes, lutas marciais, dança, reforço escolar, culinária, dentre outros temas.

A proposição aponta que os projetos sociais poderão ser elaborados e implementados nas escolas por entidades públicas e privadas, autarquias, atores políticos e técnicos, de âmbito municipal, federal ou estadual , assim como instituições, fundações, ONG’s e pessoas físicas.

”O Programa Escola Arretada  tem o objetivo de integrar escola e comunidade, com o intuito de reduzir a desigualdade cultural, social e econômica, utilizando a escola como alternativa transformadora e possibilitando a construção de espaços de cidadania”, pontuou o deputado Tony Brito.

Por se tratar de projeto de Indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação dos parlamentares da Casa.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará.