Fernando Hugo sugeriu que as escolas médicas dessem mais atenções aos estudantes. Foto: Reprodução.

O deputado estadual e médico, Fernando Hugo (Progressistas), condenou a existência de inúmeras faculdades de Medicina, pelo Brasil, que não dão um suporte adequado aos seus alunos.

Ele citou centros acadêmicos onde não têm hospitais-escolas, servindo de treinamento aos futuros médicos. Segundo o progressista, a área serve para “curar, tratar, balsamizar, conversar, dialogar e propor saúde ao enfermo”.

Criou-se no Brasil, nos últimos anos, centenas de faculdades de Medicina. E estão criando, ainda. Tem médico que se forma sem ter consultado um paciente. Estão saindo sem condições mínimas. A culpa não é dele. O médico se gradua, hoje, apenas para prescrever ultrassom, ultrassonografia e ressonância. O paciente adora, mas é perceptível a ignorância de um bom atendimento sem sair com os papéis de exames, reclamou.

Em aparte, o deputado e médico Lucílvio Girão (Progressistas) endossou o discurso de seu partidário, citando um caso de uma pessoa, conhecida sua, que ao ficar internada, acabou falecendo. Segundo Girão, a “falta de experiência de jovens que estão em emergências” corroborou ao óbito.

Girão defendeu a existência de uma prova, nos moldes das aplicadas para entrar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a fim de obter uma carteira de licença médica.

E mais

Ademais, destacou o tamanho da população brasileira, lamentando não termos brasileiros vencedores de Prêmio Nobel e universidades entre as melhores do mundo.

Dr. Hugo também criticou a existência de “oásis” na educação brasileira, principalmente por meio de grandes redes de ensino privadas, ao mesmo tempo, vê-se um sucateamento das escolas públicas. 

Nossa educação é de fazer dó, pena e compaixão. O ensino brasileiro, moldado há 50, 60 anos, por Paulo Freire e seus seguidores, não evoluiu“, bradou. Por fim, elogiou o investimento feito na educação do município de Sobral, localizado na Região Norte, como um dos locais com “diferencial na educação”.

Veja a reclamação de Dr. Hugo: