Célio Studart ao lado de Domingos Neto e Domingos Filho, que comandam o PSD no Ceará. Foto: Reprodução/Instagram.

O segundo deputado federal mais bem votado nas eleições de 2018 no Ceará, Célio Studart está de malas prontas para deixar o Partido Verde (PV) e ingressar no Partido Social Democrático (PSD), que é comandado pelo ex-vice-governador, Domingos Neto.

O parlamentar, porém, discutiu os termos de sua filiação na legenda com o presidente nacional da agremiação, o ex-ministro Gilberto Kassab.

Segundo disse ao Blog do Edison Silva, uma das condições para se filiar ao PSD foi a certeza de que a legenda não apoiará o presidente Jair Bolsonaro nas eleições gerais deste ano. No entanto, apesar de já estar dialogando com a sigla, o parlamentar afirmou que vai aguardar a “janela partidária”, que se inicia em março próximo, para se filiar em definitivo ao grêmio.

O parlamentar publicou, na manhã desta segunda-feira (07), uma foto da reunião que teve com Domingos Filho e com o deputado federal Domingos Neto, principais lideranças do PSD no Ceará. “Vou esperar o período da janela, quando a Legislação Eleitoral permite. Como já está perto disso, é natural aprofundar essa conversa, para saber como está a chapa. Em conversa com o Kassab, tive a garantia de que o partido não vai estar com o Bolsonaro no nível nacional. São fatores que me tranquilizam para, abrindo a janela, a gente possa fazer essa possível mudança partidária”.

A relação de Studart com o PV já não ia bem há algum tempo. O parlamentar já havia se articulando com outras legendas nos últimos meses. Ele chegou a disputar o comando do partido, mas perdeu o embate para o atual presidente, Marcelo Silva. Em 2020, o parlamentar ficou em quinto lugar na disputa para a Prefeitura de Fortaleza, com 45.369 votos.