Foto: Reprodução/ TSE

Na próxima segunda-feira (21), será realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 18h30, uma sessão solene que dará início às comemorações do aniversário de 90 anos da Justiça Eleitoral (JE), que serão completados na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, e da conquista do voto feminino no Brasil. O evento será transmitido pelo canal do TSE.

Com a presença dos ministros da Corte Eleitoral, será descerrada uma placa comemorativa em alusão aos 90 anos da JE. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, deverá anunciar o lançamento de um site que trará informações diversas sobre a atuação do Tribunal durante nove décadas e o início do voto feminino no país.

Criada com o Código Eleitoral de 1932, essa Justiça Especializada iniciou os trabalhos em 24 de fevereiro do mesmo ano. Nesta mesma data, foi instituído o voto feminino, uma conquista de mulheres pioneiras que lutaram por esse direito e por uma maior presença nas instâncias de poder e na política. Desde a implantação, a Justiça Eleitoral tornou as eleições brasileiras mais seguras, modernas e transparentes e fortaleceu os alicerces da democracia.

Ações programadas em comemoração aos 90 anos da JE

Além de lançar na internet a página especial para comemorar os 90 anos da Justiça Eleitoral, está programada, ainda, a publicação de um livro com diversos textos contando a história de pessoas que contribuíram para a Justiça Eleitoral nessas nove décadas, entre elas, mesárias e mesários que ajudaram na realização das eleições em todo o país. A obra deve ser disponibilizada ainda no primeiro semestre deste ano.

Outro projeto comemorativo prevê reunir pensamentos e ideias de profissionais da JE postados no Twitter sobre como imaginam a Justiça Eleitoral daqui a 10 anos. Será uma espécie de cápsula do tempo, que será divulgada na ocasião do centenário da Justiça Eleitoral, em 2032. Para participar, basta tuitar usando a hashtag#JustiçaEleitoraldoFuturo.

Acompanhe as notícias no Portal do TSE e fique por dentro das várias ações do Tribunal em celebração aos 90 anos da JE no YouTube e nas redes sociais Twitter e Instagram.

Fonte: TSE