Segundo o prefeito José Sarto (PDT), a saúde fiscal do município permite o aumento. Foto: Reprodução.

A Câmara Municipal de Fortaleza receberá na semana de abertura dos trabalhos legislativos de 2022, prevista para dia 02/02, o projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Fortaleza, que concede aumento salarial aos professores municipais de 33,24%, conforme o novo reajuste do piso nacional definido pelo Governo Federal.

Hoje (28), os professores da Prefeitura, em assembleia virtual, decidiu por uma paralisação se o prefeito não atender as outras reinvindicações da categoria. Eles programaram estar no dia 2, na Câmara Municipal, na abertura dos trabalhos legislativos deste ano, para pressionarem os vereadores a apoiarem suas reinvindicações,

No final de 2021, o Legislativo Municipal já havia aprovado o PLO nº 717/21, de autoria do Executivo, que promoveu a revisão geral da remuneração dos servidores em 11% para 2022.

Com a definição do aumento de 33,24% para os profissionais do magistério, a diferença de 22,24% passará a constar na folha de pagamento a partir do mês de março, incluindo os valores retroativos a janeiro.

Segundo o prefeito José Sarto (PDT), a saúde fiscal do município permite o aumento salarial responsável aos professores. ”Esses 22,24% significam R$ 278 milhões a mais na folha anual que estamos, legitimamente e merecidamente, investindo na educação de Fortaleza. Acrescentando o valor anterior de 11%, vamos ter um impacto de R$ 421 milhões”, disse.

Dalila Saldanha, secretária de Educação do Município, ressalta que a concessão é justa e merecida e que o Executivo vai cumprir com a legislação em torno do piso nacional da categoria. “A Prefeitura tem reformado e construído escolas e tem investido na formação dos professores. Tudo isso faz parte do programa de valorização para esses profissionais”, pontuou.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.