Acrísio destaca que a discussão deve ser iniciada já no mês de fevereiro, com o retorno das atividades legislativas. Foto: ALECE.

Com o ingresso de 12 prefeitos cearenses, o Partido dos Trabalhadores (PT) deu um salto no número de representantes nas gestões municipais do Estado. Agora, a agremiação parte para a filiação de quadros do Legislativo cearense, buscando se afirmar como segunda maior força política do Ceará.

O deputado Acrísio Sena (PT) reconhece a importância dessa nova investida, mas defende que, para além disso, haja um maior diálogo com a base e militância do grêmio.

Segundo ele, nos próximos meses o PT deverá ampliar sua representação na Assembleia Legislativa, conforme o Blog do Edison Silva adiantou, destacando a decisão de Augusta Brito (PCdoB) de se filiar à legenda. Além dela, também está na relação de futuras filiações o deputado Júlio César Filho, eleito pelo Cidadania, hoje ocupando a liderança do Governo Camilo Santana.

De acordo com Sena, o crescimento do partido deve ser comemorado, principalmente, se considerarmos os desafios a serem enfrentados em 2022. No entanto, destaca que a base política não está sendo ouvida neste momento.

As duas adesões de parlamentares, como a dos prefeitos recentemente, foram acertadas pelo governador Camilo Santana. Os dois deputados, Augusta e Júlio estão em partidos ameaçados de não atenderem as exigências da Legislação Eleitoral vigente, portanto as filiações nada têm a ver com a perspectiva de crescimento do PT, mas unicamente por uma questão de sobrevivência deles.

Alguns petistas da relação de candidatos à vaga no Legislativa estadual já não escondem suas preocupações com a possibilidade de o partido não eleger antigos filiados e os dois deputados que estão chegando ao PT serem beneficiados.

“A presença dos deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e, especialmente, a articulação do governador Camilo Santana são fundamentais nesse processo de fortalecimento partidário. Contudo, após visitar mais de 100 municípios cearenses, é necessário e urgente o PT retomar o debate com suas bases políticas, espalhadas nas 14 macrorregiões do Estado. A militância e os amigos do partido estão ávidos para participar dessa discussão”, destacou.

Para ele, o diálogo com a militância sempre foi o diferencial do partido, visando a convivência democrática entre visões e correntes distintas. “Nossa história partidária supera a tradição em que chefes ou cúpulas decidem tudo isoladamente. Não tenho dúvida que marcharemos unidos, mas precisamos, antes, ouvir os desafios e propostas dos filiados. “Chegou a hora de preparar a agenda de debates ainda em fevereiro. Só assim, poderemos contemplar todas as regiões e construir propostas concretas para o povo cearense”, defendeu.

“Julgo importante esses movimentos pelo presidente do nosso partido, o governador e a bancada federal com a ampliação do número de prefeitos e na volta dos trabalhos, possivelmente, o crescimento da bancada do nosso partido. Pelas andanças que tenho feito, existe uma solicitação forte da militância e aliados para que o PT inicie os debates e mantenha estratégia de palanques e alianças. E que possa ouvir de perto a base política do PT, que tem tradição forte de diálogo e debates” – (Acrísio Sena)