Deputados Zé Airton e Luizianne Lins pertencem a grupos minoritários dentro do PT/CE. Foto: Reprodução/Whatsapp.

Ciro Gomes nada mais tem para acrescentar ao que já disse sobre os defeitos do ex-presidente Lula, e os do PT, desde as eleições de 2018, quando sentiu-se traído pelas negociações políticas do ex-presidente, que mesmo da prisão, onde estava, inviabilizou acordos políticos almejados por Ciro. Mas, Lula, político experimentado, não se deixou tocar emocionalmente e segue sua caminhada, passando a ideia de não se sentir ofendido pelo ex-aliado, tanto que em agosto passado, quando esteve no Ceará, em mais de uma oportunidade encontrou-se com o senador Cid Gomes, irmão de Ciro, avalizando acordos para a manutenção da aliança entre os dois partidos, o PT e o PDT. O governador Camilo Santana e o deputado federal José Guimarães são testemunhas disso.

Naquela oportunidade, em agosto passado, Lula sabia de tudo sobre a relação de petistas com os pedetistas cearenses, pois Luizianne Lins e José Airton, e outros poucos petistas já reverberavam, de há muito, suas insatisfações com Ciro, Cid e até com Camilo, não propriamente pelos discursos fortes de Ciro, mas, especialmente, por não gozarem das benesses do Governo, na dimensão experimentada pelo deputado José Guimarães, o adversário comum de Airton e Luizianne. Ele é o controlador do diretório estadual do PT. Lula conhece as manhas e sagacidades dos políticos, e mais ainda as dos seus correligionários. E sabe, também, que o PT cearense chegou onde está com a ajuda do pessoal que controla o PDT local.

Na quinta-feira (27) à noite, José Airton e Luizianne reuniram alguns poucos petistas para uma discussão virtual sobre a necessidade de um palanque exclusivo para Lula no Ceará, cobrando um posicionamento do governador Camilo Santana, como candidato ao Senado, em defesa unicamente da candidatura de Lula, posto, estando ele na chapa governista, com um candidato a governador do PDT, admitir manter a mesma posição adotada nas eleições presidenciais de 2018, quando esteve ao lado de Ciro Gomes, em uns momentos, e de Fernando Haddad, em outros. Foram discursos repetitivos no encontro. Além dos dois deputados federais, o único filiado mais expressivo presente era o deputado estadual Elmano Freitas, para surpresa de alguns pedetistas.

E a surpresa era exatamente pelo fato de Elmano, para viabilizar em 2020 sua candidatura a prefeito do Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, ter recorrido exatamente a Ciro Gomes, criando, inclusive um certo constrangimento para o senador Cid Gomes, patrocinador do apoio do PDT à candidatura à reeleição de Naumi Amorim. E Ciro o atendeu com a ajuda do PP. O deputado Zezinho Albuquerque, com a permissão do deputado federal AJ Albuquerque, presidente estadual do PP, demoveu a filiada da agremiação, Natécia Campos, a retirar sua candidatura a prefeita e ser a vice de Elmano, além de dar, pelos mesmos caminhos, outras ajudas. O discurso do Elmano, no evento petista, não pode ser considerado agressivo com os pedetistas, mas implicitamente não foi cortês com o governador, que o tem significativamente prestigiado. Ele quer que o PT não esteja a reboque do PDT, mesmo depois de ter recorrido ao Ciro para ser candidato a prefeito de Caucaia.

Essa cantilena dos poucos petistas insatisfeitos com a aliança do seu partido com o PDT do Ceará vai continuar até a homologação das candidaturas, no início de agosto. Ela é importante para o grupo, notadamente para o deputado José Airton, sem perspectiva de reeleição (no pleito passado ele somou 74.99 votos, enquanto Luizianne e José Guimarães, conseguiram, cada um, mais de 170 mil sufrágios). A aliança, porém, dificilmente não será concretizada. Não há interesse do Lula, apesar do discurso de Ciro, incompatibilizar-se com o senador Cid Gomes, que, com mandato até o início de 2027, poderá ter uma bancada na Câmara de até seis deputados federais, maior que a do PT cearense, no mesmo período. Hoje, os partidos e seus candidatos a presidente da República só trabalham pensando na bancada federal.

Ademais, Lula defender uma candidatura do PT ao Governo do Ceará, desagrada muito mais que agrada aos petistas cearenses, basta perguntar a eles próprios, a partir do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, hoje no secretariado do prefeito de Fortaleza, José Sarto, depois de ajudas em campanhas eleitorais, inclusive a última em que foi derrotado por conta do próprio desgaste pessoal que resultou no seu afastamento da Prefeitura, por denúncias de irregularidades. E não só ele dirá a Lula que quer a continuidade da aliança.

Comentário do jornalista Edison Silva sobre o assunto: