Ciro Gomes ao lado da esposa e do ex-deputado federal Cabo Daciolo, durante culto na igreja do deputado Apóstolo Luiz Henrique em Messejana/Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) participou no domingo passado (30), ao lado do ex-deputado federal Cabo Daciolo, de um culto na Igreja do Senhor Jesus, em Messejana/Fortaleza, presidida pelo deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (PP).

O pedetista tem buscado se aproximar do eleitorado evangélico desde quando Daciolo decidiu abrir mão de sua pré-candidatura e apoiá-lo para a disputa à Presidência da República.

Na igreja lotada de Apóstolo Luiz Henrique, o pedetista participou do culto de forma discreta, ao lado de Daciolo e da esposa Giselle Bezerra. Não fez uso da palavra no púlpito, e nas redes sociais apenas mencionou que sua ida à igreja representou um “momento de fé e meditação”. Daciolo, por sua vez, fez citações bíblicas após a celebração religiosa.

Ciro Gomes não tem um histórico de boas relações com o público evangélico, e, percebendo a relevância desse segmento para a eleição, tentará maior proximidade com o setor. Nos últimos anos, em algumas ocasiões, ele fez críticas a comportamento de líderes religiosos e àqueles que utilizavam a religião como trampolim político. Políticos ligados às igrejas, inclusive, por diversas vezes, criticaram algumas dessas falas do presidenciável.

A ida do pedetista à igreja gerou críticas de parlamentares bolsonaristas, alguns deles membros de outras igrejas evangélicas. Deputados André Fernandes (PL), Dr Jaziel (PL) e vereador Carmelo Neto (Republicanos) foram às redes sociais para ironizar a participação de Ciro no culto do domingo (30). Eles também publicaram vídeos em que o presidenciável aparece fazendo críticas a lideranças religiosas.

“Ciro Gomes indo a culto evangélico e publicizando isso é a cara da hipocrisia nojenta do politiqueirismo. Ciro há pouco tempo estava ameaçando pastores, dizendo que deveriam ser presos. O mesmo Ciro que já dissera poucos anos atrás que queria exterminar a moral judaico-cristã”, escreveu o deputado federal Dr Jaziel em suas redes sociais.

Líder religioso que presidiu o culto, o deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique está filiado ao PP e faz parte da base de apoio do governador Camilo Santana (PT) na Assembleia Legislativa. No ano passado filiou a esposa, Bispa Vanessa Lima, ao Partido Social Democrático, o PSD. Na ocasião, ele informou ao Blog do Edison Silva que pretende disputar reeleição no pleito deste ano e quer que a cônjuge represente os interesses do seu grupo político na Câmara Federal.