Pelo menos 10 vereadores governistas estariam dispostos a se filiar no novo partido, desde que a presidência estadual seja da base aliada. Foto: Miguel Martins.

A oficialização do grupo que comandará o partido União Brasil no Ceará, como de resto nos demais estados brasileiros, se dará apenas quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a fusão do Partido Social Liberal (PSL) com o Democratas (DEM), o que só deve acontecer em fevereiro do próximo ano. Até lá, vereadores de Fortaleza aguardam uma definição sobre a liderança partidária, pois têm interesse de ingresso na nova sigla.

Pelo menos 10 parlamentares da Capital cearense dialogam entre si para filiação na nova agremiação. Isso, se o partido ficar nas mãos de lideranças da base governista. Atualmente, disputam o comando do grêmio o deputado federal Capitão Wagner (PROS) e o senador em exercício Chiquinho Feitosa (DEM), sendo que o primeiro faz parte da bancada de oposição ao Governo Camilo e o segundo é ligado à gestão.

Caso se confirme que o novo partido fique com o grupo governista, liderado no Ceará pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, a ideia é que alguns vereadores ingressem na sigla, que tenderia a se tornar tão grande quanto o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do prefeito Sarto. Com isso, estaria em pé de igualdade para discutir, dentre outras coisas, a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal bem como outras funções no parlamento da Capital cearense.

No entanto, se Capitão Wagner ganhar a disputa pelo comando da sigla, como foi garantido pelo deputado Luciano Bivar, hoje presidente do PSL, e acertado que será o presidente nacional da nova sigla, o partido na Casa não tende a ter um crescimento robusto, visto que atrairá apenas aqueles quadros mais ligados ao deputado federal, que já são filiados ao PROS. Wagner chegou a se encontrar com o presidente nacional da nova sigla, Luciano Bivar, e afirmou que foi garantido a ele a presidência estadual do partido. Mas Chiquinho Feitosa e as lideranças da base governista não desistiram da disputa.

Na Câmara Municipal, pelo menos dez vereadores aguardam a definição para se posicionar e ingressar no União Brasil. Eles se juntariam a Cláudia Gomes, do DEM; e Marcelo Lemos, do PSL, que são aliados da gestão do prefeito Sarto. Com isso, a legenda teria o mesmo número de parlamentares do PDT, 12.