Guilherme Sampaio foi o primeiro vereador no exercício do mandato a assumir vaga de deputado como suplente, mantendo seu cargo na Câmara Municipal. Foto: Miguel Martins.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) realizou, na manhã desta quinta-feira (02), seu último pronunciamento como suplente de deputado estadual, visto o encerramento do período de licença do titular da vaga, o petista Moisés Braz. A presença de Sampaio na Assembleia Legislativa do Ceará foi um feito inédito, uma vez que ele é parlamentar no exercício do mandato na Câmara Municipal de Fortaleza.

Sampaio solicitou licença do mandato de vereador para ocupar o cargo de deputado estadual, na condição de suplente, no início de agosto passado. O pedido teve por base os termos do artigo 40 inciso I, da Lei Orgânica de Fortaleza e do artigo 19, inciso IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal. A alteração na legislação municipal permitiu que o parlamentar assumisse, temporariamente, o mandato eletivo estadual como suplente.

O parlamentar assumiu vaga no lugar do deputado Moisés Braz, que solicitou licença de 120 dias para tratar de assuntos particulares. Já na vaga de Guilherme Sampaio na Câmara de Fortaleza, assumiu Dr. Vicente (PT), que tem perfil mais moderado.

Em seu pronunciamento de despedida do Legislativo estadual, Guilherme Sampaio disse que fez a defesa da democracia e denunciou o “desmonte” de políticas sociais pelo atual Governo Federal.

“Essa tarefa política, esse sentido mais amplo, se associam à sustentação do Governo Camilo Santana aqui na Assembleia Legislativa. O Governo do governador Camilo Santana pode ser conhecido pelas mais diversas contribuições. No campo da Educação, no campo da política, mas destacaria, por justiça, a forma como o governador e todo o Governo enfrentou a pandemia, coordenando esforços, dialogando cotidianamente com a população”, defendeu.

Ainda de acordo com ele, bandeiras de seu mandato como vereador podem ser retransmitida para todo o Estado, principalmente, nas áreas de Educação e Cultura. De acordo com o petista, foi possível dialogar com outros quadros em nível estadual e federal para de acompanhamento e apoio ao Pacto pela Aprendizagem no Ceará, além da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.

O parlamentar citou que recentemente perdeu o pai e passou por “uma situação gravíssima envolvendo a violência contra a mulher”, praticada pelo seu colega de partido, o vereador Ronivaldo Maia, líder do PT na Câmara Municipal de Fortaleza.

Veja trecho do discurso de despedida de Guilherme Sampaio: