A previsão é de que até julho de 2022 a Prefeitura de Fortaleza disponibilize uma plataforma digital com os dados. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O prefeito da capital cearense, José Sarto Nogueira (PDT), assinou termo de cooperação para a construção do Mapa da Saúde Mental em Fortaleza, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 19 anos.

O Mapa vai monitorar os indicadores, a fim de verificar os territórios de maior vulnerabilidade relacionada à saúde mental na cidade, sendo fundamental no subsídio de políticas públicas, envolvendo saúde, educação, assistência social e outras áreas da gestão pública.

A iniciativa será realizada pela Citinova e Vital Strategies, com apoio do Instituto Cactus e servirá de modelo para todo o país, já que a Vital Strategies –  organização global composta por especialistas e pesquisadores de vários campos do conhecimento – manifestou interesse de expandir a experiência para outros locais do país.

A previsão é de que até julho de 2022 a Prefeitura de Fortaleza disponibilize uma plataforma digital com os dados.

De acordo com o prefeito, a iniciativa vai orientar a formulação de políticas públicas voltadas para a saúde mental em Fortaleza. ”Existe uma subnotificação preocupante, por tratarem a saúde mental como um tabu. Essa parceria vem ajudar a desenhar esse mapa de maneira inovadora, verificando como as políticas públicas podem interferir de uma forma positiva para amenizar essa problemática”, reforçou Sarto Nogueira.

A construção do mapa se dará através do cruzamento de dados e da criação de um indicador base, capaz de verificar os territórios de maior vulnerabilidades relacionadas à saúde mental.

”Colocaremos toda a nossa rede de saúde à disposição, pois, na verdade, o produto final apresentará um mapa de georreferenciamento onde elencaremos todas as questões que precisam ser resolvidas em diversos pontos da cidade em prol da saúde mental, sobretudo de crianças e adolescentes. Situação essa que já é visível e que agravou-se após esse momento de pandemia, uma vez que nossas crianças, adolescentes também precisaram ficar confinadas e isso trouxe questões de saúde mental nesse momento. Pra gente o produto final agregará grande valor para a sociedade de Fortaleza uma vez que nós conseguiremos trazer os equipamentos em benefício da nossa sociedade”, disse a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia.

O programa

Tem foco em crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Os resultados do monitoramento serão disponibilizados por meio de uma plataforma online contendo uma matriz com os indicadores monitorados e o índice composto.

Segundo a secretária Aline Gouveia, existem 23 equipamentos de saúde mental em Fortaleza, além dos 116 postos de saúde que também atendem casos da área. Com o mapa construído, a SMS poderá direcionar os serviços de saúde para os locais onde forem identificadas situações mais críticas.

O Mapa da Saúde Mental de Fortaleza também pretende promover uma maior divulgação da importância dos impactos da saúde mental para a qualidade de vida, o bem-estar social e o desempenho na educação e no trabalho.

Fonte: CMFOR.