Governador Camilo Santana faz demonstrações de uso no aplicativo que disponibiliza o passaporte de vacinação digital do Estado do Ceará. Foto: Carlos Gibaja/ Gov. do Ceara

Começa a valer hoje (20), a obrigatoriedade de apresentação do comprovante da vacina contra a COVIC-19 e documento com foto, para o acesso aos equipamentos públicos do Ceará, como as unidades do IDT/Sine e Vapt Vupt.

A medida sanitária foi implantada através de decreto estadual, anunciada no último dia 10 de dezembro pelo governador Camilo Santana (PT).

Nos Vapt Vupt, o cidadão poderá emitir o documento na hora pelo serviço E-Vapt. Nessas unidades, o documento só não será exigido no caso de atendimento de saúde, de benefícios socioassistenciais ou para a regularização de documentação civil essencial (como emissão de RG e CPF).

O Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE) também vai exigir o comprovante de vacinação contra a COVID-19 para o acesso às unidades do Estado. No IDT/Sine, a cobrança do passaporte de vacinação permitirá que os serviços voltem a ter livre demanda e não seja mais necessário agendar atendimento nas unidades. Já o acesso a serviços de ensino, saúde e assistência social será regido segundo protocolo específico a ser editado pela Secretaria da Saúde do Estado.

A obrigatoriedade do passaporte da vacina em estabelecimentos públicos é válida para todos, desde usuários dos serviços a servidores, colaboradores e entidades do setor público estadual. O documento comprovatório também já é exigido no acesso a restaurantes, eventos em geral e bares, bem como nos cinemas, academias e teatros.

Com as proximidades das festividades de fim de ano e chegada da nova variante ômicron no Brasil, o Governo do Estado vem adotando uma série de ações preventivas para impedir a terceira onda da doença no Ceará. Além da exigência do passaporte sanitário, e o cancelamento das grandes festas de Réveillon, a gestão também vem reforçando a imunização da população, com a aplicação da terceira dose da vacina.

Como retirar o passaporte da vacina 

O cartão físico recebido no dia e local da vacinação é um dos documentos que pode ser utilizado para comprovar que recebeu a vacina. O cidadão também pode emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 por meio do aplicativo Ceará App ou da ferramenta Conecte SUS.

Se os sistemas mencionados acima ainda estiverem fora do ar, você poderá emitir o Comprovante de Vacinação, por meio do site Vacine Já, também disponível através de link no app Mais Saúde Fortaleza.

1) Acesse o site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/
2) Clique na opção “Consultar Cadastro”, no canto superior esquerdo
3) Identifique-se preenchendo corretamente: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e confirmação de segurança
4) Clique em “Consultar”
5) Na parte inferior da tela clique em: “Gerar Comprovante de Vacinação”
6) Preencha os dados solicitados: nome da mãe completo/responsável e confirmação de segurança
7) Clique em “Gerar Comprovante”.

Fonte: CMFOR