Bruno Araújo, presidente do PSDB, ao lado dos candidatos e de Tomás Covas, filho do ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Foto: Reprodução/ Facebook

Neste último domingo (21), o PSDB concluiu às 18h, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República. Porém o processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias. Os votos registrados ontem (21) estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.

O partido definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022. Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo do domingo foram totalizados ao final do processo de votação.

A sigla confirma que a integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas e que todos os votos registrados desde a abertura da votação estão válidos e serão computados.

Na abertura do evento diversas figuras políticas assistam o discurso feito pelo presente do PSDB, Bruno Araújo. Logo após o finalização da cerimônia, em entrevista ,ele salientou que nesta segunda-feira (22) irá haver um parecer técnico dos representes dos três candidatos (Doria, Leite e Virgílio) sobre o tempo de viabilidade do aplicativo para retorno desses sufrágios. ”Em havendo um tempo de viabilidade de resolução de curtíssimo prazo a ideia é que ele seja viabilizado praticamente imediatamente aos filiados”, disse.

Também durante a festividade Tomás Covas, filho de Bruno Covas, falecido há seis meses vítima de um câncer no sistema digestivo, homenageou o pai ”representava também um homem de partido, fazia partido, fazia política de grupo”. Complementou: ”O partido é exatamente isso, a gente disputa, a gente é combatível, mas no final todos são vencedores da democracia, todos são vencedores do PSDB”.

Acesso dos filiados ao aplicativo disponíveis nos celulares. Foto: Reprodução/ Facebook

Nota de esclarecimento da FAURGS

A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) esclarece que está investigando todas as possíveis causas da instabilidade verificada no aplicativo das prévias do PSDB. Desde que os primeiros relatos foram informados, os esforços dos técnicos da instituição estão em descobrir a causa da lentidão do sistema. Assim que houver total comprovação, o detalhamento desse ocorrido será levado a público.

Ao contrário do que foi especulado, os problemas não têm qualquer relação com a compra de licenças para suportar o reconhecimento facial dos filiados. Tanto é que o mesmo número de certificados permitiu o cadastramento bem-sucedido dos mais de 44 mil eleitores.

Os votos até agora registrados não serão perdidos, e a segurança do sistema não foi afetada. Todo o processo está sendo acompanhado por técnicos representando as três chapas inscritas, garantindo lisura e transparência.

Com informações do PSDB