”Os 25 anos da CPLP é orgulho para todos nós!”, afirmou deputado Arthur Lira. Foto: Reprodução/Facebook.

O deputado federal cearense Domingos Neto (PSD) acompanhou em Lisboa, na quinta-feira (11), o seminário em comemoração dos 25 anos de Fundação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Ele publicou nas suas redes sociais: ”Estou em Portugal participando da semana do Brasil em Portugal realizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, FGV e IDP e do Seminário Comemorativo dos 25 anos da Fundação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É uma honra estar ao lado de grandes nomes debatendo os sistemas de governos e gestões de crise!”.

Domingos registrou o evento na companhia do ministro do STF, Gilmar Mendes, e do mais novo senador Chiquinho Feitosa (DEM-CE), que em razão do afastamento do senador Tasso Jereissati assumiu a cadeira.

Gilmar e Chiquinho são tios da mulher do deputado Domingos Neto, visto que Gilmar é casado com uma irmã de Chiquinho. Entre suas postagens, o deputado federal fotografou o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), discursando na cerimônia.

Lira também comentou sobre o evento: ”Muito honrado em compor a mesa de abertura do Seminário Internacional onde celebramos os 25 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – a nossa CPLP. Partilhamos uma herança cultural comum que é a riqueza do nosso idioma português e o Seminário presta uma justa homenagem a Agostinho da Silva, filósofo que acreditava que todos os povos de língua portuguesa deveriam ser fiéis a si mesmos, nunca se perdendo de si mesmos, por mais que se abrissem ao mundo. E é este o propósito de uma comunidade como a CPLP. Estamos unidos e reunidos sob o pálio da nossa língua comum, para empreender um projeto que nos dá ainda mais voz no cenário internacional”.

Já nesta sexta-feira (12), Domingos Neto destacou outro compromisso na sua agenda: o Seminário Agronegócio Sustentável no Brasil e Mostra Economia da Amazônia.

Fibe

O Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) inicia nesta sexta-feira (12) suas atividades, em Lisboa, com o evento “Diálogos Sobre a Nova Economia e Sociedade“.

Trata-se do primeiro encontro do Fibe, cujo objetivo é fomentar, por meio de mesas redondas, discussões sobre temas fundamentais em um cenário pós-pandemia, como a crise energética, as mudanças climáticas e a ressignificação dos modelos econômicos atuais diante de uma nova conjuntura mundial. O Fibe também pretende, com o evento, despertar entre os participantes reflexões e trocas de experiências, com o propósito de criar um espaço permanente de diálogo, em que o Brasil retome sua posição no debate global de grandes temas da atualidade. Os eventos prosseguem neste sábado (13) e domingo (14).

“A crise decorrente da pandemia atual aumenta as assimetrias no mundo e cria a necessidade de uma rápida evolução do pensamento para a elaboração e implementação de políticas públicas. Os graves problemas decorrentes da crise pós-Covid atingem a situação sanitária e humanística em geral, mas também os setores de energia e de logística, por exemplo, afetando a economia como um todo”, explica o economista e professor José Roberto Afonso, vice-presidente do Fibe.

O Fibe foi fundado em setembro, com sede em Lisboa. Além de uma agenda de debates, um dos principais focos de atuação do Fibe será o fomento e suporte para investigações, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento econômico e social em diferentes países, o apoio a publicações e o intercâmbio de experiências e conhecimento entre as nações de língua portuguesa. Nasce com a missão de promover a integração cultural, econômica e social entre Brasil e Europa, com foco especial em Portugal e demais países da comunidade de países de língua portuguesa.

Participam do Fibe e das discussões os ministros: Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União); Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal); e Luis Felipe Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O evento é presencial. Neste sábado (13), às 17h, haverá o lançamento do livro Amazônia XXI e de outras publicações de autores que fazem parte da Associação.

Com informações do ConJur.