Deputados Romeu Aldigueri (PDT), Queiroz Filho (PDT), Salmito (PDT), Elmano Freitas (PT) e Augusta Brito (PCdoB). Foto: Leomar/ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações de Militares em funcionamento na Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, em reunião nesta terça-feira (09/11), quatro requerimentos de parlamentares. O primeiro deles, da deputada Augusta Brito (PCdoB), solicita à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) a relação de notas de serviços emitidas para as associações de militares nos últimos dez anos.

“O objetivo é observar, pelas notas, os tipos de serviços prestados, e comparar com as notas emitidas nos períodos dos motins e perceber se há diferenças, alterações, ou qualquer coisa que auxilie na investigação”, explicou a parlamentar.

O deputado Marcos Sobreira (PDT) também é autor de um dos requerimentos, que solicita contratos, notas fiscais, recibos de serviços e contratações de assessoria jurídica realizadas pelas associações militares nos últimos cinco anos.

Ele lembrou que as associações prestam serviço para os associados, mas também para as próprias entidades. “Queremos saber detalhes da natureza desses serviços, de forma a verificar os tipos de serviços prestados, a lisura dos contratos e tornar tudo o mais transparente possível”, disse Marcos Sobreira.

Os outros dois requerimentos aprovados pelo colegiado são de autoria do deputado Romeu Aldigueri (PDT), e solicitam contratos, notas fiscais e recibos de serviço e contratação de gráficas e ônibus realizadas pelas entidades nos últimos cinco anos.

De acordo com o presidente da CPI, deputado Salmito (PDT), a agenda do colegiado segue com o encaminhamento de requerimentos solicitando documentos e visitas que possam auxiliar nas investigações.

“Acredito que na próxima semana ainda teremos requerimentos a serem apreciados, mas logo na sequência deveremos receber as próximas autoridades que serão convocadas a debater conosco a atuação dessas entidades. Os nomes ainda serão divulgados”, informou.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Salmito (PDT); e contou com participação dos deputados Elmano Freitas (PT), Queiroz Filho (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Marcos Sobreira (PDT) e Soldado Noelio (Pros).

Fonte: ALECE.