Ciro Gomes anunciando a pausa na sua pré-candidatura à presidência da República. Foto: Reprodução/Twitter.

Nesta quinta-feira (04/11), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620) começou destacando o racha interno na bancada do PDT, após o primeiro turno da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios, acontecido na madrugada desta quinta.

Quatro deputados federais cearenses do PDT – André Figueiredo (presidente estadual do partido), Eduardo Bismarck, Leônidas Cristino e Robério Monteiro – votaram favorável a PEC. Idilvan Alencar foi o único pedetista do Ceará a votar contra.

O impacto negativo foi tão intenso que o presidenciável Ciro Gomes suspendeu sua pré-candidatura à presidência da República, e só retornará quando a bancada do PDT, na Câmara Federal, resolver votar contra a PEC no segundo turno.

No Ceará, alguns pedetistas se recusaram a comentar sobre o tema. O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) acredita que, após uma reunião interna da agremiação, os parlamentares poderão votar contra a matéria no segundo turno de votação.

O ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) assumiu interinamente a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Permanecerá no cargo por mais alguns dias. Ele foi saudado, na última quarta-feira (03), num evento comemorativo aos 45 anos de fundação do Sindicato da Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (Sindialimentos).

Na posse do suplente Chiquinho Feitosa, na vaga do senador Tasso Jereissati, uma comitiva de políticos cearenses acompanhou o evento. Para citar alguns: o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT); o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT); o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT); além do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal; e Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça. “Uma das posses mais concorridas“, comentou o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD).

Por fim, na sessão desta quinta-feira (04) da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas) apresentou um projeto de Lei para não ter festividades de Carnaval em 2022.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quinta-feira (04/11):