Vereador Carmelo Neto foi um dos vereadores que faltaram à sessão da Casa para ficar perto e fazer “selfie” com o presidente Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram.

A visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao Ceará, na quarta-feira (20), gerou embate entre vereadores aliados do chefe do Executivo federal e opositores na Câmara Municipal de Fortaleza.

A discussão entre os parlamentares se deu pela ausência do governador Camilo Santana (PT) no ato, ocorrido no município de Russas, bem como pelo fato de Camilo ter dito desconhecer a presença de Bolsonaro em solo cearense.

O vereador bolsonarista Sargento Reginauro (PROS) levou o tema à tribuna. Segundo ele, Camilo Santana teria o dever de ter ido recepcionar o presidente da República. Na avaliação do parlamentar, não fazia sentido o governador afirmar ter desconhecimento da visita de Jair Bolsonaro, anunciada por todos os veículos de comunicação do Estado.

“Imagine o senhor na sua casa e tem um homem estranho e depois você dizer ‘e tem um homem aí?’. Essa é a postura do governador do Estado do Ceará para o público cearense? Ele tem que lembrar que ele exerce um cargo”, criticou o vereador.

Julierme Sena (PROS) também se posicionou e disse que o governador do Estado foi deselegante com o presidente da República.

“É uma verdadeira piada. Quantas vezes o presidente Bolsonaro ajudou o Governo do Estado? Ele foi, no mínimo, deselegante e desrespeitoso. Que liderança é essa? O presidente trouxe uma obra importante para nosso Estado e o Camilo tirando onda com o presidente?”, questionou.

Veja trecho do discurso do vereador Julierme Sena (PROS):

Os vereadores do PDT se incomodaram quando Reginauro citou que a Transposição das águas do Rio São Francisco foi obra com gastos e desvios de bilhões de Reais, citando Ciro Gomes como um dos ex-ministros responsáveis pela obra. Ele chegou a dizer também que obras da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) teriam sido abandonadas pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Em resposta, Renan Colares (PDT) destacou que o Hospital da Mulher e a rede Cucas, que foram obras iniciadas por Luizianne Lins, foram concluídas por Roberto Cláudio e até ampliadas. “Não fez igual o presidente de vossa excelência que quer mudar o nome de um programa que é do Brasil, o Bolsa Família”, rebateu.

Reginauro, por sua vez, afirmou que o programa Vila do Mar, iniciado por Luizianne Lins, ainda não foi concluído, mesmo passando oito anos de Roberto Cláudio.

Ordem de serviço

Adail Júnior (PDT) lembrou que em três anos o prefeito Roberto Cláudio construiu mais casas para Fortaleza do que Bolsonaro no mesmo período. “O nosso futuro senador, Camilo Santana, conseguiu zerar a fila de cirurgia eletiva do Estado”, disse.

Júlio Brizzi (PDT) também partiu em defesa da gestão passada, lembrando que 30 mil residências foram entregues pelo ex-prefeito em oito anos, tendo o Governo Federal zerado o orçamento para a habitação popular. “Enquanto o Bolsonaro estiver no Governo, vai ser pior para o povo brasileiro”.

Ronivaldo Maia ironizou a vinda de Bolsonaro, afirmando que nenhuma obra foi entregue, apenas ordem de serviço. “O Ceará não merece isso. Para assinar uma ordem de serviço? Seria mais decente fazer de Brasília. Eu não faltaria a uma sessão do meu Parlamento para ir acompanhar isso”, disse ele em alusão a seus colegas Carmelo Neto e Priscila Costas que faltaram à sessão para acompanhar o presidente.

Fala do vereador Ronivaldo: