Fotos: Instagram/ALECE.

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta sexta-feira (15), sessão solene alusiva ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A solenidade atendeu requerimento da deputada Fernanda Pessoa (PSDB) e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.

A parlamentar observou que a campanha Outubro Rosa tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de disseminar dados preventivos sobre o assunto. Ela ressaltou a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

”Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, ressaltou Fernanda.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) reafirmou a importância de homenagear as mulheres que venceram o câncer de mama e servir de exemplos para outras. ”O mais importante é homenagear essas mulheres, que conseguiram, superar e se recuperar depois de um processo de luta contra o câncer. Para que elas sirvam de exemplo para várias mulheres se inspirarem, procurarem fazer os exames, procurar fazer o tratamento e para que saibam que o câncer de mama e do colo uterino, eles têm cura sim, se detectado a tempo”, disse.

A deputada Érika Amorim (PSD) também prestou homenagem: ”Nós utilizamos esse espaço para homenagear os bons trabalhos, para prestar nosso reconhecimento, às instituições, às pessoas que estão envolvidas e representam a força da mulher”.

Conforme destacou a deputada Fernanda Pessoa, o movimento é celebrado anualmente na Assembleia Legislativa, em outubro, ”mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”.

Participaram da sessão: a orientadora da célula de Odontologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da AL, Maria Amélia Campelo Barroso; a secretária de Saúde do município de Maracanaú, Maria do Socorro Norjosa Pelúcio; a diretora-geral do Hospital João Elísio de Holanda, Teresa Cristina de Oliveira, entre outros.

Histórico

O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990, em um evento chamado Corrida pela Cura, realizado em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A partir de 2008, iniciativas como essa se tornaram cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: ”a prevenção é necessária”.

Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará.