Deputado defende que a preocupação do Governo seja com o crescimento do IDH da população. Foto: ALECE.

O deputado estadual Heitor Férrer (SD), mais uma vez, fez uma relação entre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, com áreas da gestão do governador Camilo Santana (PT). Na sessão plenária desta quarta-feira (27), o parlamentar lamentou que a melhoria dos índices econômicos do Estado não tenham refletido na redução no número de homicídios, que nos últimos anos têm aumentado de forma constante.

“Do que adianta um PIB cada vez maior, elevado, se a população vive infeliz. A satisfação do povo do Ceará está lá em baixo. Atualmente, temos 5 milhões de pessoas vivendo na linha de pobreza”, disse. Férrer afirmou não comemorar notícias dando conta da queda no número de homicídios, porque em sua avaliação isso é sazonal, e logo os números voltam a apresentar aumento da criminalidade.

Ele leu manchetes de jornais locais que diziam que o número de homicídios teve queda em agosto e que no mês seguinte, setembro, houve aumento, além de ter sido o Estado com maior taxa de homicídios em 2020. “A pobreza gera desigualdade social e violência”. Segundo disse, no Ceará as cidades mais ricas são as com os maiores índices de violência, o que demonstraria que o aumento do PIB não significa qualidade de vida.

“O que temos que fazer é apresentarmos uma peça orçamentária que apresente na execução orçamentária, políticas públicas para aumentarmos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do povo. Não é o PIB, até porque temos cinco famílias que ganham mais do que 50% da população inteira do Ceará”, apontou.

Dra. Silvana Oliveira (PL) lamentou o fato de o Ceará estar “passando vergonha” no cenário nacional e internacional, após pessoas serem flagradas recolhendo comida de um caminhão de lixo. Sobre a situação de violência do Estado, Delegado Cavalcante (PTB) afirmou que os policiais militares trabalham desmotivados no Ceará.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), porém, destacou que o Estado não possui mais pessoas nos cruzamentos de Fortaleza “pedindo para saciar sua fome”. Romeu Aldigueri (PDT), por sua vez, fez um relato das ações do Governo do Estado para tentar minorar a situação de pobreza da população.