Petista lembrou que governador e o presidente estarão em mesmo evento sobre o clima em Glasgow/Escócia. Foto: ALECE.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará, enalteceu a participação do governador Camilo Santana (PT) na abertura da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP26), evento que acontece de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

“Camilo é reconhecido, dentro e fora do Brasil, pela expansão das áreas de proteção ambiental, redução do desmatamento, programas como o Agente Jovem Ambiental, reforço da fiscalização, e investimento em energias renováveis, como o Hidrogênio Verde. Ele já assinou, inclusive, decreto estabelecendo que, até 2030, o Estado terá que reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa”, informou o parlamentar.

Por outro lado, Acrísio lamentou a postura do presidente Bolsonaro, que também estará no evento, que segundo o deputado, é lembrado pelos recordes no desmatamento e queimadas nos biomas brasileiros, desmonte de órgãos de fiscalização, cortes orçamentários no setor, postura anticientífica, embate com ONGs e movimentos de defesa do meio ambiente, tendo sido denunciado recentemente, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), por violar os direitos de ativistas ambientais.

“Duas visões distintas sobre a questão ambiental. Precisa dizer qual dos dois está mais sintonizado com a agenda da COP26?”, avaliou Acrísio.

Com informações da assessoria parlamentar.