Compromisso de Capitão Wagner (à direita) foi filiar a esposa ao Republicanos como “puxadora” de votos para a Câmara Federal. Na foto com deputado estadual David Durand (à esquerda) e com o vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins (centro). Foto: Miguel Martins.

O presidente do Republicanos no Ceará, o vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins, tem dialogado com lideranças da base governista em busca de apoio para a eleição de até três deputados federais e três estaduais no pleito do próximo ano. Membro da bancada de oposição, o dirigente afirmou ao Blog do Edison Silva que o partido precisaria de até 600 mil votos para garantir as vagas que a executiva nacional requer.

“Estamos empenhados na formação da chapa do partido. O Capitão Wagner se comprometeu em formar a chapa e precisamos de ao menos 600 mil votos para elegermos três federais e três estaduais. O partido em nível nacional nos contatou e vamos ter que conversar com outros candidatos a governador”, afirmou Martins.

Segundo ele, o Republicanos pode auxiliar um candidato ao Governo do Estado com até dois minutos de tempo de televisão. Ainda de acordo com o dirigente, o partido precisa de uma segurança para atingir os 600 mil votos e, inicialmente, manteria diálogo com Capitão Wagner, pretenso candidato a governador pela oposição.

Wagner, por outro lado, filiou a esposa Dayany Bittencourt ao Republicanos, justamente para garantir que ela será a “puxadora” de votos para a legenda em 2022. O deputado federal trabalha com a possibilidade de que Dayany possa obter até 200 mil sufrágios no pleito do próximo ano.

O vereador Ronaldo Martins, por sua vez, acredita que, sozinho, poderá conseguir o apoio de 150 mil eleitores. Martins esteve em diálogo com lideranças da base governista e aguarda alterações no secretariado do governador Camilo Santana para assumir a vaga de deputado federal. De acordo com ele, há possibilidade de mudanças na administração até dezembro próximo, que poderiam beneficiá-lo.

Ronaldo Martins é o primeiro suplente da coligação que foi formada em 2018 por MDB, PHS, Avante, Solidariedade, PSD, PSC, Podemos e PRB. Na possibilidade de licença de um dos parlamentares para assumir um cargo na gestão, ele poderia ser deslocado para a Câmara Federal, já que a Lei Orgânica do Município de Fortaleza permite que isso ocorra, a exemplo do que foi feito pelo também vereador Guilherme Sampaio (PT), atualmente atuando como deputado na Assembleia Legislativa.

Depois de Ronaldo Martins, o suplente da coligação é Adail Carneiro, que chegou a ser preso ano passado, acusado de ser líder de um suposto esquema de fraudes em licitações públicas. O terceiro da lista é Cabo Sabino, opositor ferrenho da gestão do governador Camilo Santana, e um dos líderes do motim da PM no ano passado no Ceará.

Coligação

Em nota enviada aos filiados do Republicanos, Ronaldo Martins assegurou que qualquer decisão de apoio político para as eleições do próximo ano, será feita e divulgada na convenção do partido prevista para julho de 2022. Segundo disse, o  partido, neste momento, está empenhado na montagem da chapa para deputado federal e deputado estadual. “Como na próxima eleição, não terá coligação, o partido deverá alcançar uma média de 600 mil votos para Federal e 300 mil para Estadual”.

“O Republicanos Ceará está em conversa com o atual deputado federal Capitão Wagner para montagem de chapa e assim, fortalecer o partido. Caso isso não aconteça, o Republicanos Ceará terá que conversar com outros grupos que queiram nosso apoio, afinal teremos aproximadamente 2 minutos no tempo político na televisão e rádio, para que o eleitor escolha seus representantes”, conclui.