Ambas as agremiações fazem parte do “Centrão”, grupo partidário visto como uma das principais bases de sustentação do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Foto: Montagem/Blog do Edison Silva.

A edição desta quarta-feira (13/10) do Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620), transmitido de segunda a sexta-feira, de 11:45 às 12:15, iniciou trazendo a possível criação de uma federação partidária entre o Partido Liberal (PL) e o Partido Progressistas (PP).

Segundo dirigentes das duas agremiações, esta possível federação seria uma reação à fusão ocorrida entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), criando o União Brasil.

A respeito do novo grêmio, dois ministros do governo Jair Bolsonaro filiados ao DEM, Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência do Brasil) e Tereza Cristina (Agricultura) podem estar de saída do partido.

A ideia é que ambos filiem-se na agremiação escolhida por Bolsonaro para disputar a reeleição presidencial em 2022 – o presidente está sem partido desde 2019.

Promotores e procuradores de Justiça, de pelo menos 18 estados brasileiros, se mobilizaram, na manhã desta quarta-feira (13), protestando contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2021. Esta altera a atuação e a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O procurador-geral de justiça do Ceará (PGJ), Manuel Pinheiro Freitas, se manifestou contrário à PEC que tramita no Congresso Nacional.

O senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Senado Federal, disse que a demora em marcar a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), é porque a falta de dois ministros no Superior Tribunal de Justiça (STJ) está sendo analisada, agora, pela Comissão – uma das lacunas foi aberta pela saída do ministro cearense Napoleão Maia Nunes Filho.

Ou seja, ainda irá demorar para os senadores sabatinarem o ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, André Mendonça, indicado à vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que se aposentou ao completar 75 anos.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quarta-feira (13/10):