Primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, natural de Juazeiro do Norte, poderá se tornar cidadã fortalezense. Foto: Divulgação.

Estão tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza dois requerimentos concedendo a Medalha Boticário Ferreira, a maior comenda concedida pela Casa, ao digital/influencer Léo “Suricate”, criador do personagem “Suricate Seboso” e ao desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará.

Também tramita projeto de Decreto Legislativo concedendo à Onélia Leite Santana, primeira-dama do Estado, o título de cidadã fortalezense.

A proposta que requer a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao influenciador/digital, Leonardo Souza Xavier, o Léo Suricate, é de autoria do vereador Gabriel Aguiar (PSOL). Em justificativa, o parlamentar lembra que o eventual agraciado é “um artista digital cearense”, um dos criadores do personagem “Suricate Seboso”, “conhecido por milhões de pessoas no Ceará e Nordeste”.

Segundo Aguiar, o trabalho de Leo retrata a vida e cultura dos cearenses por meio de uma linguagem popular e humorada. Ele lembra, ainda, que o influenciador se encontrou, recentemente, com o govenador Camilo Santana e o ex-presidente Lula para propor uma política pública de internet liberada nas periferias do Ceará e Brasil.

Já a outorga da honraria para o desembargador Haroldo Máximo foi proposta pelo vereador Luiz Sérgio (PSD). O parlamentar lembra alguns feitos do magistrado, como a implantação da Vara de Execução de Penas Alternativas, a primeira do País, bem como da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Magistrados. Ele destacou, ainda que o desembargador foi presidente do TRE do Ceará e atualmente integrante do órgão especial do Tribunal de Justiça do Estado e integrante da 2ª Câmara Criminal.

Já o título de cidadania fortalezense para Onélia Maria Moreira Leite de Santana foi proposto por Léo Couto, do PSB. A primeira-dama é natural do município de Juazeiro do Norte, e o vereador destacou que ela é idealizadora do programa Mais Infância Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado. “Notadamente, o seu trabalho na vida pública é exemplar no Ceará, possuindo relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense, principalmente no desenvolvimento infantil”, justificou.