Governador Eduardo Leite e o senador Tasso Jereissati no plenário do Senado. Foto: Reprodução/Facebook/Senador.

O senador cearense Tasso Jereissati confirmou, nesta terça-feira (28), sua saída da disputa pela indicação do nome do candidato do PSDB à Presidência da República nas eleições do próximo ano, e, no mesmo momento, anunciou o seu apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, contra a candidatura do governador de São Paulo, João Doria.

Leite e Tasso vão estar nesta quarta-feira (29) com o ex-presidente Fernando Henrique, cujo apoio já foi anunciado para João Doria.

O senador Tasso Jereissati postou nas suas redes sociais, na noite desta terça-feira (28), a seguinte mensagem:

“Chegou a hora do PSDB reativar o espírito da sua fundação. A candidatura de Eduardo Leite nas prévias do partido representa dinamismo, juventude e força de vontade. O Brasil de hoje espera realmente uma coisa nova, um momento novo. E nós vemos na sua candidatura uma pessoa com todas as qualidades que o homem público têm para nos representar. Não sou candidato nas prévias do PSDB, mas isso não quer dizer que não estou na luta. Estou na luta com todos os companheiros por entender que a pessoa que representa o PSDB legítimo, histórico, e o PSDB do futuro, é o governador Eduardo Leite”.

Agora a disputa interna no PSDB para a escolha do candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está restrita aos dois governadores e ao ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, embora as informações sejam de que ele também poderá desistir, mas para apoiar a postulação do governador paulista.

Tasso sempre dizia não ter pretensão de ser candidato a presidente, mas nunca deixou de demonstrar sua preferência por Eduardo Leite.

Segundo notícia do site do Estado de S. Paulo, Tasso e Eduardo Leite vão procurar o ex-presidente Fernando Henrique para tentar fazê-lo trocar o apoio já anunciado a Doria por Eduardo Leite.

“Desde o começo desse partido, FHC vota comigo e eu voto com ele. Agora, não vai ser diferente”, disse Tasso, segundo registro do site do Estadão. “Faremos uma visita amanhã ao presidente FHC em São Paulo. Sei que, no mínimo, ele está torcendo pela nossa caminhada”, disse o senador cearense.

A preferência de Tasso pela candidatura de Eduardo Leite foi destacada neste Blog do Edison Silva pois, em várias oportunidades, Tasso já vinha sendo sinalizando. Nesta terça-feira (28) ele disse: “Eu vi no Eduardo um dinamismo, uma juventude e uma força de vontade que depois dos 70 anos a gente procura ter, mas não tem mais”. Para Tasso, segundo ainda o site do Estadão, o momento político do País exige que o partido se posicione politicamente de maneira muito clara. “O Brasil está numa rota de naufrágio em todos os sentidos. Todos os nossos valores se deterioraram”, enfatizou.