Jair Bolsonaro durante participação na abertura da Assembleia Geral da ONU. Foto: Gov.BR.

Neste dia 26 de setembro de 2021, o presidente Jair Messias Bolsonaro completa mil dias como chefe de Governo da República Federativa do Brasil.

Apesar das comemorações que seu Governo está preparando, Bolsonaro se encontra cada vez mais isolado e se prepara para enfrentar protestos, em todo o País, que está sendo programado por uma frente ampla de partidos políticos.

Partidos de oposição, lideranças políticas, artistas, empresários, religiosos e movimentos sociais programaram para o próximo sábado (02/10) uma série de protestos contra o chefe do Poder Executivo, principalmente, por denúncias de irregularidades na condução do enfrentamento da Covid-19, apontadas pela CPI do Senado Federal. Os altos preços dos alimentos e o tensionamento de ações do presidente contra instituições democráticas também devem dar o tom das manifestações.

O movimento deve contar com líderes partidários da esquerda, da centro-esquerda, do centro e da direita. Confirmaram presença nos atos do próximo dia 2 de outubro: PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PV, Rede, Solidariedade e Cidadania. Membros do Democratas e do PSDB também devem se articular em atos contra Bolsonaro.

O objetivo dos grupos políticos é mobilizar os participantes pelo impeachment do presidente da República. Além dos movimentos do dia 2 de outubro, outras manifestações estão sendo programadas para o dia 15 de Novembro, feriado da Proclamação da República brasileira.

De acordo com comunicado do grupo, além de partidos e movimentos sociais, “queremos fazer algo ainda mais amplo, com a presença de governadores, artistas, personalidades diversas. Sem sectarismos, sem antecipar debates eleitorais, sem hostilidades ”.

Enquanto isso, para comemorar os mil dias de Governo, Bolsonaro prepara para a próxima semana uma série de inaugurações com a participação de todos os seus ministros.