Deputado federal Dr. Jaziel tem empreendido duras críticas ao governador Camilo Santana. Foto: Reprodução/Facebook.

O clima de tensão entre aqueles que devem participar das manifestações deste 7 de Setembro pode ser observado pelo tom dos discursos que alguns de seus representantes estão fazendo nas redes sociais. Parlamentares bolsonaristas no Ceará têm utilizado as ferramentas para se posicionarem contra ações de governantes e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que vão de encontro às ações empreendidas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, o número de críticas aumentou entre esses políticos, que também estão convocando seus correligionários a se fazer presentes nos atos que estão sendo programados para Fortaleza e outros municípios cearenses.

Deputado federal Dr. Jaziel (PL), que já fez parte da base governista de Camilo Santana (PT), e agora é um dos principais apoiadores de Bolsonaro e partido para o confronto direto com o chefe do Poder Executivo cearense.

O parlamentar criticou as recentes publicações do governador Camilo sobre as manifestações do 7 de Setembro, chamando o chefe do Poder Executivo de “projetinho de ditadorzinho”.

“Ódio para o projetinho de ditador cearense é defender a liberdade, a Constituição e a família. A esquerda é podre e totalitária. O projetinho de ditadorzinho cearense, o desgovernador Camilo Santana, voltou a criticar as manifestações que ocorrerão no dia 7 de setembro, chamando de defesa de projetos autoritários. Logo ele que apoia ditaduras como China, Venezuela, Cuba e Coreia do Norte. Hipócrita”, atacou.

De acordo com Jaziel, “o autoritarismo está vindo contra o Brasil como uma avalanche”. Outro que tem se insurgido de forma mais veemente nas redes sociais é Soldado Noélio (PROS), que também subiu o tom de críticas à gestão. “Bandidos sendo soltos, cidadãos sendo presos. Que país é esse? Ordem judicial para polícia não fazer operações em morros dominados por facções, ordens de liberdade para traficantes presos com armas e drogas. Falar o que pensa virou crime! Roubar e matar já não sei se ainda é”, ironizou.

Sobre as críticas do governador Camilo contra atos autoritários do Governo Bolsonaro, o parlamentar federal afirmou que cidadãos querem ir às ruas a favor da liberdade de expressão e que o chefe do Executivo estaria criticando a população.

Representante da Segurança Pública, deputado estadual Noélio destacou que facções criminosas estão, agora, exigindo dinheiro de comerciantes para que esses continuem seus negócios na periferia de Fortaleza.

Um dos principais defensores do presidente Jair Bolsonaro no Ceará, o deputado estadual André Fernandes tem mirado seus ataques tanto nos ministros do Supremo quanto no governador Camilo Santana. Em recente publicação, ele chama o ministro do STF, Alexandre de Moraes, de “Xandy”, afirmando que o magistrado ultrapassou “o autoritarismo e chegou na loucura”. Segundo o parlamentar, a resposta será dada nesta terça-feira, dia 7 de setembro.

O vereador de Fortaleza, Carmelo Neto (Republicanos), por sua vez, criticou sugestões do Ministério Público de São Paulo à Secretaria de Segurança do Estado relativas à participação de policiais militares nos atos deste 7 de setembro. Entre os tópicos, recomenda-se o uso de força para impedir a participação de militares. “Era tudo o que o (governador João) Dória queria”, disse.

Deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) afirma que o 7 de setembro será de “muita luta pela democracia”. Ele defende que seus correligionários acompanhem as manifestações em suas cidades.