Ao Blog do Edison Silva, deputado explicou que tentará reeleição e sua mulher, Bispa Vanessa Lima, disputará vaga na Câmara Federal. Foto: Miguel Martins.

Líder religioso em primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (PP) filiou a esposa, Bispa Vanessa Lima, ao Partido Social Democrático – PSD de olho nas eleições de 2022.

O parlamentar pretende disputar reeleição no próximo ano, mas quer que a cônjuge represente os interesses do seu grupo na Câmara Federal.

No entanto, apesar de Vanessa Lima ter se filiado ao PSD, não é certo a sua permanência nesta legenda ou continuidade de Henrique no Progressistas. Existe, inclusive, a possibilidade de mudanças até a janela partidária em março do próximo ano. Mas isso vai depender das negociações que serão feitas nos próximos meses com a dupla de políticos religiosos.

Apesar de atuar de forma independente na Casa Legislativa, Luiz Henrique tem apoiado a maioria dos projetos oriundos da gestão do governador Camilo Santana, e como a maioria dos membros do PP, também é alinhado com as pautas do presidente Jair Bolsonaro. “Se o Senhor [Deus] quiser, minha esposa, a Bispa Vanessa Lima, estará indo para deputada federal em 2022. Eu venho para a reeleição como deputado estadual, se assim Deus quiser. Será dessa forma”, disse.

A estratégia de Henrique não é nova e outros parlamentares devem fazer o mesmo no pleito de 2022, como o pretenso candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (PROS), que filiou a esposa, Dayany Bittencourt, ao Republicanos, também de olho em uma das 22 vagas na Câmara Federal.

Ao Blog do Edison Silva, Apóstolo Luiz Henrique afirmou que sua participação na Assembleia Legislativa tem se pautado pelo “bom senso”, votando em projetos do Governo que beneficiem a população, principalmente, a mais carente. “Sou oposição ao pecado, ao império das trevas”, afirmou.

Ele disse ainda que gosta do presidente Jair Bolsonaro pois, conforme analisa, o chefe do Executivo federal é favorável à “família tradicional, pela igreja”. “Tenho carinho pelo nosso presidente, como também tenho carinho pelo nosso governador Camilo Santana. Eu sempre peço a Deus que me dê discernimento para que eu seja justo e imparcial”.

O parlamentar é defensor de uma reforma no Judiciário, pois em sua avaliação, de todos os poderes o que merece mudança é a Justiça. “Esses homens e mulheres se acham semideuses. Estão ali querendo mandar no nosso País. Não foram votados, não foram escolhidos. São nomeados por indicação e acaba que a pessoa quer favorecer quem lhe indicou”.

Veja as explicações do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP):