Nesta semana, prefeitos eleitos nas Eleições Suplementares no Ceará começam a ser diplomados. O prefeito eleito de Martinópole, Betão Souza (PP), e seu vice-prefeito, Filipão (MDB), estiveram nesta terça-feira (10) presentes no Cartório Eleitoral de Granja para a diplomação de suas candidaturas. Ao lado deles, estava o prefeito eleito nas Eleições Municipais de 2020, mas impossibilitado de tomar posse pelo Tribunal Superior Eleitoral, James Bel (PP). A posse acontecerá nesta quarta-feira (11), às 18:30h, na Câmara Municipal de Martinópole. Betão Souza foi eleito com 4.297 votos (50,58%).

Diplomação do prefeito eleito e vice-prefeito de Martinópole. Foto: Reprodução/Betão de Souza.

Já em Missão Velha, o candidato eleito, Dr. Lorim (PDT), divulgou programação com as datas da sua diplomação e posse como prefeito, que acontecerá na sexta-feira (13). A diplomação acontecerá às 10h do mesmo dia no Fórum Municipal e logo em seguida a cerimonia de posse, às 14h, na Câmara Municipal. O evento será mais reservado e com número reduzido de pessoas devido às medidas de prevenção contra a Covid-19. Dr. Lorim foi eleito com 11.994 votos (52,84%).

Em Pedra Branca, o prefeito eleito com 13.060 votos (52,38%), Matheus Gois (PSD), divulgou nota em suas redes sociais em que afirma que a gestão interina, que tem a frente o presidente da Câmara Municipal, o vereador Juarez Abrantes, se nega a fazer transição e a posse do candidato eleito. Segundo Gois, a atitude arbitrária implicará em grandes prejuízos ao município, uma vez que Pedra Branca perderá datas de importantes convênios e impossibilitará a celeridade no processo de organização da gestão municipal.

Dois municípios que passaram por eleições suplementares, Martinópole e Missão Velha, tiveram as posses dos prefeitos eleitos marcadas para 11 e 13 de agosto, respectivamente. O presidente da Câmara Municipal de Pedra Branca, no entanto, quer marcar a posse para 01 de setembro.

A Câmara Municipal de Pedra Branca divulgou uma nota declarando que reconhece a legalidade das eleições e se manifestará a cerca do pedido do prefeito eleito para que posse seja no mesmo dia de sua diplomação, na sexta-feira (13), após ouvir advogados e o juiz da Comarca.

Novas eleições suplementares

Mesmo com o mandato cassado pelo Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE) por abuso de poder econômico e político, o prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), assumiu a prefeitura do município devido decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que fique no cargo até uma decisão do recurso pelo Tribunal. Caso seja mantida sua cassação, o emedebista terá sua candidatura indeferida e este poderá ser o quarto município com eleições suplementares no Ceará.