Deputado Sérgio Aguiar (PDT) é o autor da solicitação para comemoração ao dia 13 de agosto. Foto: ALECE.

Nesta quarta-feira (25), às 18h, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realiza sessão solene no Plenário 13 de Maio, em homenagem ao Dia do Economista, celebrado anualmente em 13 de agosto. A proposta é de autoria do deputado Sérgio Aguiar (PDT).

O parlamentar ressaltou que o economista é um profissional que trabalha com o comportamento de pessoas ou instituições e dos fenômenos econômicos. ”Os profissionais possuem a capacidade de compreender fluxos financeiros, antecipar como serão as tendências mercadológicas e ainda de gerir investimentos de maneira precisa. Possui ainda a capacidade de desenvolver estudos com a formação de preços de venda, rentabilidade e estratégias”, salienta.

O deputado explica que o dia 13 de agosto foi escolhido como o Dia do Economista por ser a data da promulgação da Lei nº 1.411, de 1951, que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e os Conselhos Regionais de Economia (Corecons),que constituem normas de direito público para regulamentar, orientar, registrar e fiscalizar o exercício da profissão.

Na solenidade, serão homenageados os economistas Carlos Prado, que liderou o grupo de economistas cearenses em 2020 e 2021 na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Darla Lopes, conselheira do Conselho Regional de Economia da 8ª Região (Corecon-Ce); Izabel Colares, cátedra nº 105 da Academia Nacional de Economia; Oswaldo Araújo, economista e mestre em Administração; Victor Ximenes, jornalista do Núcleo de Negócios do Sistema Verdes Mares (SVM); o jornalista Giuliano Villa Nova e os veículos TV Otimista e jornal O Povo.

Durante a solenidade, as medidas sanitárias de prevenção à COVID-19 previstas nos protocolos serão exigidas, tais como uso de máscara e distanciamento social.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará