Eleições 2022 é um tema difícil para os petistas do Ceará falarem publicamente. Foto: Miguel Martins.

Um dos principais nomes do PT no Ceará, o deputado estadual Elmano de Freitas afirmou ao Blog do Edison Silva que a bancada petista na Assembleia Legislativa, para além das discussões sobre o pleito de 2022, está focada em buscar soluções para os problemas enfrentados por cearenses durante a pandemia de Covid-19.

O parlamentar lembrou que o primeiro semestre foi de muita dificuldade para o País e, em especial, para o Ceará devido a crise financeira e social causada pela doença.

“Pessoas sofrendo com nosso sistema de saúde, porque não tinha vacina, aumentou o desemprego e o nosso povo sem renda. A bancada do PT atuou para aprovar as mensagens do governador Camilo que se mostrou muito sensível, apoiando pequenas e médias empresas, investindo na saúde e buscando adquirir vacinas diretamente pelo Estado”, disse.

Para o petista, a aprovação de medidas emergenciais para minorar a crise em que o Estado se encontrava foi um ponto positivo da atuação parlamentar nos seis primeiros meses da Casa Legislativa neste ano. Ele destacou que a atuação de Executivo e Legislativo viabilizou leis que autorizaram a distribuição de auxílio gás para famílias carentes, isenção de água, luz e recursos para setores que foram atingidos e tiveram situação agravada por conta do desemprego.

“A bancada do PT se articulou para dar apoio aos projetos e estamos satisfeitos com as propostas do Governo, que apresentou políticas sociais para atenuar o sofrimento do nosso povo”, afirmou. Segundo ele, antes de qualquer discussão sobre o período eleitoral que se aproxima, é preciso se preocupar em primeiro lugar com a questão da saúde, que ainda é um ponto sério da gestão atual, além do retorno das pessoas ao trabalho.

“Temos que nos concentrar nisso e essa tem sido a discussão na bancada. Votamos o auxílio de metade do salário mínimo para 20 mil novos empregos criados. Apresentamos emendas para incentivar as empresas a não demitirem os trabalhadores. Estamos muito concentrados nessas vidas sofridas”, afirmou o petista.