Deputados de direta e do “Centrão” acompanham comitiva do presidente Jair Bolsonaro em visita ao Ceará. Foto: Divulgação.

Já há algum tempo lideranças do espectro político à direita têm conquistado espaços na política local, apresentando uma pauta mais conservadora, principalmente, nas casas legislativas. Com o advento do bolsonarismo, em 2018, após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, o número de políticos com ideias semelhantes tem proliferado, e em 2022 não será diferente.

Nomes que ascenderam nas últimas duas eleições pretendem disputar cargos mais elevados no pleito do próximo ano, e para isso continuam a defender, principalmente, demandas de costumes a exemplo do que vem fazendo, corriqueiramente, o presidente da República.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, vereadores ligados às pautas bolsonaristas, como Priscila Costa (PSC), Carmelo Neto (Republicanos) e Ronaldo Martins (Republicanos) já estão certos de que vão disputar vagas na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa em 2022.

Delegado Cavalcante (PTB) e André Fernandes (Republicanos) também pretendem disputar uma das 22 vagas pertencentes ao Ceará na Câmara Federal. Outros, como Dra. Silvana (PL) e Soldado Noélio (PROS) devem apostar em disputa à reeleição. Os deputados federais Heitor Freire (PSL) e Dr. Jaziel (PL), que também fazem parte da chamada “direita conservadora”, também têm como objetivo manter suas vagas.

Principal nome da oposição, atualmente, no Ceará, Capitão Wagner (PROS), por outro lado, quer voos mais altos, e sonha com a cadeira de chefe do Executivo Estadual. Pelo menos tem se colocado como pré-candidato ao Governo do Estado e realizado diversas visitas a municípios do Interior, tentando se viabilizar para 2022.

Além desses, outros nomes estão buscando se viabilizar para o pleito do próximo ano, dentre eles Mayra Pinheiro, atual secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde. Em 2018, ela foi candidata ao Senado Federal, ficando na quarta colocação com 882.019 votos. Coronel Aginaldo Oliveira, da Força Nacional, e Lucas Fiuza são outras figuras alinhadas ao presidente da República com potencial de voto.

Outros conservadores da ala bolsonarista no Ceará são: Alex Ceará, Cely Duarte e Coronel Bezerra, que também devem compor candidaturas de direita no Estado. O dilema desses eventuais postulantes para 2022 diz respeito aos partidos que devem migrar, uma vez que nem Jair Bolsonaro ainda decidiu qual legenda deve acolhê-lo para o pleito vindouro.