Desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará. Foto: Ascom/TJCE.

O Poder Judiciário estadual está entre as 16 instituições públicas e privadas que integram o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa (ALCE) que discute ações para evitar nova alta nos casos de Covid-19.

“A união de esforços é fundamental. Existem muitas pessoas carentes, sem acesso à internet, que finalmente conseguirão ter o nome inscrito no cadastro de vacinação. Quanto mais pessoas vacinadas, melhor para todo o Estado. A imunização é importante para conter o avanço da doença, mas não podemos deixar de lado o uso de máscara, os cuidados com a higiene e, claro, o distanciamento social”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

O registro no Cadastro Estadual de Vacinação teve início na sexta-feira (02/07) na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza.

Nos próximos dias, a unidade móvel do Cadastro Solidário percorrerá bairros da Capital que possuem uma quantidade menor de cadastrados. Essa iniciativa está sendo executada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Senai.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, participou da ação na Barra do Ceará. “Temos a preocupação com uma terceira onda gerada pelas novas variantes do Coronavírus e a proximidade de fatores que favorecem propagação dessas novas variantes, como as viagens de férias, o baixo percentual da população vacinada e o descuido com protocolos sanitários, a partir de uma falsa ideia de que a pandemia tenha passado”, advertiu.

Além das instituições já citadas, fazem parte do Pacto: o Ministério Público Federal (MPF); a Defensoria Pública do Estado; o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a Universidade Estadual do Ceará (Uece); a Universidade Federal do Ceará (UFC); o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL).

Fonte: TJCE.