Stélio Frota (ao centro) tomará posse como vereador em agosto, no lugar de Germano Heman (à direita). Foto: Divulgação.

Tomou posse na sessão ordinária desta quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Fortaleza, o suplente de vereador Luiz Sérgio, do PSD, que atuará na Casa Legislativa na vaga deixada pelo titular, José Freire. Este é o sexto nome a assumir um assento no Legislativo da Capital cearense desde o início da atual Legislatura.

Visando beneficiar seus quadros partidários, as lideranças políticas locais continuarão esse tipo de ação e outros vereadores devem, até o fim do ano, tirar licença para beneficiar os suplentes de suas legendas. Alguns desses parlamentares têm pretensões eleitorais para 2022 e esse período licenciado permitirá sua participação em colégios eleitorais, além de deixar o suplente mais próximo de si.

Na manhã desta quinta-feira (17), além da posse de Luiz Sérgio, também esteve presente na Casa Legislativa o primeiro suplente do partido Brasil 35, Stélio Frota, que assumirá a cadeira de Germano Heman. O parlamentar entrará de licença para tratar de assuntos pessoais, no dia 1º de agosto.

De acordo com o vereador Welington Saboia (Brasil), a intenção do partido é valorizar todos os quadros de suplentes da agremiação com licenças partidárias durante toda a atual Legislatura. Outros pretensos candidatos ao pleito de 2022 que também podem se licenciar de seus cargos são Guilherme Sampaio (PT) e Julierme Sena (PROS).

Com a licença de Germano Heman para ingresso de Stélio, sobe para sete o número de licenciados neste início de ano. Elpídio Nogueira (PDT), Michel Lins (Cidadania) e Raimundo Filho (PDT) foram trabalhar na gestão municipal e no lugar deles assumiram, respectivamente, Carlos Mesquita (PDT), Pedro França (Cidadania) e Didi Mangueira (PDT). Com a licença de José Freire, fica até outubro na Câmara Luiz Sérgio.

Sargento Reginauro (PROS) esteve licenciado enquanto se recuperava do tratamento de um linfoma. Enquanto isso, sua vaga foi ocupada por Pedro Matos (PROS). O caso que chamou atenção com a vereadora Priscila Costa (PSC) que se licenciou e retornou para a Casa apenas com um mês de afastada, surpreendendo o suplente Robério Sampaio (PSC), presidente estadual do PSB.