Medida visa combater a proliferação do coronavírus. Foto: Divulgação.

O teste RT-PCR ou de antígeno para a Covid-19 poderá ser realizado de maneira periódica, a cada 30 dias, em toda a população do Ceará, desde que aprovada a proposta do deputado e médico, Carlos Felipe (PCdoB).

Prevista no projeto de Indicação de nº 109/21, em tramitação na Assembleia Legislativa, a iniciativa do parlamentar prioriza os profissionais de saúde da rede pública e privada no exercício da profissão; idosos; pessoas do grupo de risco e trabalhadores, cujos locais concentrem grande número de funcionários.

“A testagem para o coronavírus deverá ser realizada, a qualquer momento, em todos que apresentem um ou mais sintomas, mesmo leves, e pessoas assintomáticas que tiveram contato com infectados”, assinala o autor da proposta.

Carlos Felipe acrescenta que a medida busca o maior controle da disseminação do novo coronavírus no Ceará, uma vez que muitas das pessoas desconhecem que estão infectadas, por apresentar sintomas leves ou serem assintomáticas.

“Dessa maneira, é de fundamental importância a testagem periódica da população no âmbito do Estado como forma de evitar a propagação do vírus, bem como para iniciar o tratamento com antecedência”, diz.

O projeto destaca ainda que pessoas diagnosticadas com a Covid-19, deverão ser direcionadas para uma das unidades de saúde das redes pública ou privada de atendimento para controle e tratamento. Servidores públicos estaduais com resultado positivo nos testes, deverão ser afastados do local de trabalho, com isolamento de pelo menos 10 dias, e remunerados.

O deputado sugere também que o calendário para testagem da população deverá será organizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e divulgado à população a cada 15 dias, por meio das redes sociais oficiais, jornais de grande circulação, rádio e TV.

Por se tratar de um projeto de Indicação, e portanto, sugestão, cabe ao Governo do Estado, se acatar, mandar a proposta em forma de mensagem para ser apreciada na Assembleia Legislativa.