Até o fim de 2022, o programa Nordeste Conectado pretende atender 16 cidades-polo diretamente. Foto: Divulgação.

O programa Nordeste Conectado, que busca implantar equipamentos para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), já conectou cinco cidades à rede troncal: Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Paulo Afonso (BA) , Mossoró (RN) e Quixadá (CE).

Elas já contam com internet rápida por cabos de fibra óptica.

A estrutura permite tráfego de dados a 100 Gigabits por segundo. Outras quatro cidades serão conectadas a essa rede até o fim de 2021.

A estrutura permitirá um fluxo de dados para escolas e centros de saúde, que será disponibilizado para provedores de serviço de acesso à internet, atraindo empresas para a região. Até o fim de 2022, pretende-se atender 16 cidades-polo diretamente. Com o estabelecimento de parcerias, será possível atingir, no total, 77 localidades em toda a região Nordeste, em quatro anos.

Por meio do programa Nordeste Conectado, o Governo Federal vem estabelecendo parcerias com empresas de telecomunicação para levar infraestrutura de fibra óptica às áreas alcançáveis pela rede, com a ampliação da oferta de serviços de internet banda larga à população.

Fonte: Governo Federal.