Foto: Gov.CE.

As Areninhas (campo de futebol menos sofisticado) foram criadas na administração do prefeito Roberto Cláudio (PDT), em Fortaleza, para que jovens da periferia tivessem espaços de lazer organizado, principalmente para a prática do esporte favorito do brasileiro, o futebol. Elas viraram atração para os vereadores. Não exigindo volumes expressivos de recursos para construí-las, o primeiro pedido do vereador para o seu bairro era um equipamento do tipo. O sucesso eleitoral dos vereadores logo chamou a atenção dos deputados, e o Governo do Estado encampou o projeto.

No curso dos próximos oito dias, desta quinta-feira (08) até o dia 15 de abril, serão realizadas em Fortaleza, sob o controle da Casa Civil do Governo Camilo Santana, cinco concorrências, de amplitude nacional, para a contratação da construção de 185 areninhas para cidades das regiões Centro Sul, Cariri, Metropolitana de Fortaleza, Serra da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. Muitas outras já estão contratadas, de modo que até o próximo ano, o da eleição, em cada um dos 184 municípios cearenses mais de um desses equipamentos sejam inaugurados.

De fato, a construção de areninhas, como espaço de socialização e recreação da juventude, sobretudo a periférica, foi uma excelente ideia, também no sentido de afastar os jovens dos vícios que tantos males os têm vitimados, a partir do impedir o seu crescimento no campo da cidadania, produzindo consequências negativas às suas famílias e à própria sociedade. Quanto mais equipamentos desses forem construídos, melhor, embora sua concepção nos dias atuais seja carreada mais para a obtenção de resultados eleitorais. Os deputados governistas, e o próprio governador, na campanha do próximo ano, aproveitar-se-ão muito bem das suas inaugurações e resultados.

Mas, se é verdade que a necessidade de dotar o Estado dos meios necessários à proteção da sociedade das consequências da pandemia tem tomado grande parte do tempo do governador, também é verdadeiro que ele, como político com pretensões de conquistar novos mandatos e ajudar os aliados, não descura da adoção de medidas que conciliem os interesses da sociedade e tenham como contrapartida o agradecimento expresso no voto. E as construções das areninhas estão incluídas no rol dessas medidas. O político, por mais sério e cioso das suas obrigações, sempre trabalha com vistas à próxima eleição, quer seja para conquistar um novo mandato ou para ajudar os amigos a obterem sucesso eleitoral.

A oposição cearense, já tão fragilizada, talvez não contasse com esse novo instrumento de conquista de votos dos governistas. As areninhas, embora construídas com o objetivo maior de granjear prestigio a ser transformado em sufrágio, jamais poderão ser condenadas. Elas, provavelmente, não tenham sido pensadas para alcançar o resultado político-eleitoral já confirmado em Fortaleza e em vários outros municípios cearenses, mas caíram no gosto da juventude e de muitas famílias. Até mesmo denunciar o seu uso político será difícil de a oposição fazer, pois elas integram o rol de pedidos de representantes das inúmeras pequenas comunidades existentes no Ceará.

O custo relativamente pequeno para sua construção, no momento de impossibilidade de obras mais significativas nos municípios do Interior, por conta da crise nas finanças estaduais, as areninhas vão ser, em alguns municípios, a significativa presença do Estado em termos de obras públicas. Em mais um ano o Governo do Estado deixará de cumprir o dispositivo constitucional que o obriga a investir o mínimo de 50% do seu volume de recursos para investimentos no Interior, tanto que ele está propondo mudar a Constituição para ficar livre dessa imposição. A mudança na Constituição está para ser votada na Assembleia.

Veja a relação dos municípios constantes das licitações

AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210012
IG Nº 1099479000
A SECRETARIA DA CASA CIVIL torna público a CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210012, originária da SOP, que tem por objeto a Construção de 40 (quarenta) Areninhas do Tipo II, na Região Centro Sul nos Municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Mombaça, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, Icó, Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari no Estado do Ceará, conforme especificações contidas no Edital e seus anexos. Endereço e data da sessão para recebimento e abertura dos envelopes: Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, no dia 08/04/2021 às 9h. Fornecimento do Edital: no site www.seplag.ce.gov.br ou na Central de Licitações do Estado do Ceará (endereço acima), munido de um pen drive. PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Fortaleza, 23 de fevereiro de 2021.
Maria Betânia Saboia Costa
VICE-PRESIDENTE DA CCC
*** *** ***
AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210013
IG Nº 1099492000
A SECRETARIA DA CASA CIVIL torna público a CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210013, originária da SOP, que tem por objeto a Construção de 51 (cinquenta e uma) Areninhas do Tipo II, na Região do Cariri nos Municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barro, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Várzea Alegre, Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte e Crato no Estado do Ceará, conforme especificações contidas no Edital e seus anexos. Endereço e data da sessão para recebimento e abertura dos envelopes: Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, no dia 14/04/2021 às 9h. Fornecimento do Edital: no site www.seplag.ce.gov.br ou na Central de Licitações do Estado do Ceará (endereço acima), munido de um pen drive. PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Fortaleza, 23 de fevereiro de 2021.
Maria Betânia Saboia Costa
VICE-PRESIDENTE DA CCC
*** *** ***
AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210014
IG Nº 1099542000
A SECRETARIA DA CASA CIVIL torna público a CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210014, originária da SOP, que tem por objeto a Construção de 30 (trinta) Areninhas do Tipo II, na Região Metropolitana de Fortaleza nos Municípios de São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Pindoretama, Caucaia, Chorozinho, Maracanaú, Pacatuba, Aquiraz, Pacajús, Horizonte, Euzébio, Cascavel e Maranguape no Estado do Ceará, conforme especificações contidas no Edital e seus anexos. Endereço e data da sessão para recebimento e abertura dos envelopes: Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, no dia 14/04/2021 às 10:30h. Fornecimento do Edital: no site www.seplag.ce.gov.br ou na Central de Licitações do Estado do Ceará (endereço acima), munido de um pen drive. PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Fortaleza, 23 de fevereiro de 2021.
Maria Betânia Saboia Costa
VICE-PRESIDENTE DA CCC
*** *** ***
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210015
IG Nº 1099467000
A SECRETARIA DA CASA CIVIL torna público a CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210015 originária da SOP, que tem por objeto a Construção de 34 (trinta e quatro) Areninhas do Tipo II, na Região
da Serra Ibiapaba – Sertão dos Inhamuns, nos Municípios de Carnaubal, Croatá, Ibiapina, Ipu, Ubajara, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Aiuaba, Arneiroz, Pirambu, Quiterianópolis, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Viçosa do Ceará, Canindé, Boa Viagem, e Tauá no Estado do Ceará, conforme especificações contidas no Edital e seus anexos. Endereço e data da sessão para recebimento e abertura dos envelopes: Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, no dia 08/04/2021 às 10:30h. Fornecimento do Edital: no site www.seplag.ce.gov.br ou na Central de Licitações do Estado do Ceará (endereço acima), munido de um pen drive. PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Fortaleza, 23 de fevereiro de 2021.
Maria Betânia Saboia Costa
VICE-PRESIDENTE DA CCC
*** *** ***

AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210016
IG Nº 1099530000
A SECRETARIA DA CASA CIVIL torna público a CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20210016, originária da SOP, que tem por objeto a Construção de 30 (trinta) Areninhas do Tipo II, na Região do Vale
do Jaguaribe, nos Municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Icapuí, Russas, Aracati, Beberibe, Morada Nova e Limoeiro do Norte, no Estado do Ceará, conforme especificações contidas no Edital e seus anexos. Endereço e data da sessão para recebimento e abertura dos envelopes: Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, no dia 15/04/2021 às 9h. Fornecimento do Edital: no site www.seplag.ce.gov.br ou na Central de Licitações do Estado do Ceará (endereço acima), munido de um pen drive. PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Fortaleza, 23 de fevereiro de 2021.
Maria Betânia Saboia Costa
VICE-PRESIDENTE DA CCC

O jornalista Edison Silva cita a construção de Areninhas como uma das estratégias do Governo do Estado tendo em vista as eleições 2022: