Márcio Martins, do PROS, é todo elogios à atuação do secretário de Cultura do Município. Foto: Reprodução/YouTube.

O vereador Márcio Martins (PROS), em seu discurso na sessão ordinária desta quarta-feira (03) na Câmara Municipal de Fortaleza, lamentou não haver, neste ano, os preparativos para os festejos juninos devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). O republicano registrou o aniversário de 24 anos da quadrilha Paixão Nordestina, do bairro Vila Manoel Sátiro.

Márcio disse estar com saudades das festas típicas do mês de junho. Mesmo assim, segundo ele, não haverá abatimento dos quadrilheiros, que organizarão um São João online, respeitando os protocolos sanitários, como foi realizado em 2020.

“As festas juninas são alegres, coloridas, do cheiro, da amizade. É uma festa de contato e afago. O movimento de quadrilhas juninas, hoje tem a maior capilaridade dentro da cultura popular”, lembrou.

Martins teceu elogios ao secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito Sarto, relativo ao seu trabalho na pasta, e cobrou investimentos no setor.

“Dinheiro para a cultura não é gasto, e sim, investimento. Num primeiro momento houve uma crítica por [Elpídio Nogueira] ser médico e estar na Secretaria de Cultura. Ele está tratando a pasta de forma diferenciada por não ter vícios. Fez uma limpeza importantíssima. A secretaria estava loteada por um partido de esquerda, que atrapalhava a cultura do município”, acusou.

O edil prometeu reunião das principais lideranças do movimento de Quadrilhas Juninas com o secretário Elpídio para tratar do São João online deste ano. Márcio Martins disse que Ceará tem a maior quantidade de grupos de danças juninas, dentre os 26 estados da Federação, exportando o jeito dos festejos juninos cearense a outros estados. O vereador, de forma esperançosa, espera que este ano seja o último ciclo de festejos juninos online.