Anúncio foi feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias. Foto: Reprodução.

O grupo que reúne os nove governadores do Nordeste, o Consórcio Nordeste, assinou nesta quarta-feira (17) a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputinik V, direto do Fundo Soberano Russo.

As doses adquiridas chegarão ao Brasil em quatro lotes:

Abril  – 2 milhões de doses
Maio –  5 milhões
Junho  – 10 milhões
Julho – 20 milhões (há a possibilidade de mais 5 milhões de doses serem antecipadas para maio).

As vacinas serão disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo distribuídas pela Ministério da Saúde para toda a população brasileira.

O anúncio da assinatura da compra foi feito pelo presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). “Nós acordamos que toda vacina comprada por municípios, estados ou entidades privadas, será para o plano nacional de imunização e a distribuição será conforme a regra de fase 1, 2, 3 e 4 do Ministério da Saúde, conforme grupos prioritários”, disse Wellington.

Na terça-feira (16) a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a compra, por parte do Governo do Estado, de 5,87 milhões de doses da Sputinik V. A medida já foi sancionada pelo governador Camilo Santana (PT). Essas doses estão inseridas nas 37 milhões adquiridas pelo consórcio.

A Anvisa ainda não deu aval para a utilização da vacina russa em solo brasileiro.