Projeto foi aprovado durante sessão extraordinária remota. Foto: Reprodução/Youtube.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, durante sessão extraordinária virtual, nesta quinta-feira (18), projeto de Lei do prefeito Sarto que reajusta o vencimento base dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias em 10,714%. De acordo com a proposta, o chefe do Poder Executivo fica autorizado a editar, por meio de decreto, a matriz salarial do plano de cargos, carreiras e salários para esses profissionais.

Segundo o prefeito, o projeto representa o compromisso do Governo Municipal de oferecer aos servidores o reajuste estabelecido em Lei, “agindo-se com a costumeira responsabilidade e mantendo o compromisso de valorização dos profissionais ora referidos”. A proposta tramitou na Casa Legislativa em regime de urgência.

De acordo com a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), a adequação do piso salarial dos agentes é feita em nível nacional e em seguida pelos prefeitos. “Desde o ano passado os agentes têm enveredado em uma grande luta para aprovação desse projeto. A Câmara dá um grande salto para que o Executivo possa efetuar o pagamento desses profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid”, disse.

Outro que comemorou a aprovação da medida foi o vereador Bruno Mesquita (PROS). O parlamentar destacou a importância do reajuste no momento de dificuldade para maioria dos trabalhadores brasileiros. Ele, inclusive, ressaltou a relevância do serviço prestado durante o período de pandemia.