Deputadas eleitas: Rose Modesto, Rosângela Gomes e Marília Arraes. Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados.

A 2ª secretária da Mesa da Câmara dos Deputados, Marília Arraes (PT/PE), e a 4ª secretária, Rosângela Gomes (Republicanos/RJ), comemoraram a eleição de três mulheres para a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

Dos sete membros titulares da Mesa, três serão mulheres. O terceiro nome é a deputada Rose Modesto (PSDB-MS), eleita 3ª secretária, responsável pela concessão de licença médica e pela autorização de reembolso de despesas com passagens aéreas internacionais. A Mesa Diretora nunca teve tantas mulheres entre seus integrantes. Os membros da Mesa Diretora, fora o presidente, foram eleitos nesta quarta-feira (03).

“O meio político ainda é muito masculino. Aqui nós ainda somos poucas. É histórico a Mesa estar quase com uma paridade. Fico feliz de dividir essa responsabilidade com outras colegas. A gente tem uma primeira mulher negra na Mesa, Rosângela Gomes, e isso inspira outras mulheres”, disse Marília Arraes.

Rosângela Gomes afirmou que a eleição consolida o papel da mulher nos Poderes da República. Gomes teve a votação mais expressiva entre os membros da Mesa, com 418 votos. Para ela, essa representatividade da mulher negra e periférica é importante.

A deputada acrescentou que espera atender com qualidade os deputados, especialmente àqueles com necessidades especiais, na condução da 4ª Secretaria, responsável pela administração dos apartamentos funcionais da Câmara.

Composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados:

  • Presidente: Arthur Lira (PP-AL):
  • 1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
  • 2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
  • 1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);
  • 2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE);
  • 3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS) e
  • 4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).
  • Suplentes de secretários: Eduardo Bismarck (PDT-CE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Alexandre Leite (DEM-SP) e Cássio Andrade (PSB-PA). Os suplentes participam da Mesa apenas na ausência do titular.

Fonte: Agência Câmara.