Proposta foi apresentada pela vereadora Enfermeira Ana Paula. Foto: Reprodução/Facebook.

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19, colegiado que atuará fiscalizando atos do Poder Executivo no que diz respeito à imunização da população, bem como medidas de distanciamento e isolamento social.

A presidente da comissão será a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), autora da proposta de criação do grupo.

De acordo com a parlamentar, o objetivo da Frente é mapear, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os grupos prioritários para o recebimento da vacina; estabelecer uma análise técnica para a definição e sugestão dos grupos profissionais prioritários; fiscalizar as condições técnicas e de logística; fomentar a capacitação das equipes de vacinação; e acompanhar mensalmente os efeitos da imunização na capital cearense, promovendo debates junto à população acerca da retomada da economia em Fortaleza.

Outro ponto que deve ser observado pelo colegiado diz respeito aos chamados “fura filas”, pessoas que não estão dentro do grupo para ser imunizado e que fizeram uso da vacina de forma equivocada.

A Frente havia sido criada no início dos trabalhos legislativos deste ano. No entanto, como o presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique (PDT), anulou todos os atos da primeira sessão deliberativa do ano, o grupo só pôde se reunir formalmente nesta quarta-feira (17).

Além de Enfermeira Ana Paula, também fazem parte da Frente Parlamentar os vereadores: Kátia Rodrigues (Cidadania), Gabriel Aguiar (PSOL), Danilo Lopes (Podemos), Guilherme Sampaio (PT), Lúcio Bruno (PDT) e Ana do Aracapé (PL).  Na primeira reunião, os integrantes do colegiado já definiram o cronograma de trabalho pelos próximos meses.